sexta-feira, 21 de março de 2025

ACHADOS DA SEMANA: Earth Crisis, Eric Clapton, Superguidis e Green On Red

Earth Crisis
A banda esteve pelo Brasil e dei uma revisitada no Destroy The Machines (1995), um clássico do metal/hardcore straight edge (1995), sendo que eles oferecem tudo que os gêneros pedem: riffs nocauteantes, sonoridade robusta e agressividade interpretativa. O show deve ser foda. Me contentei em ouvir na academia puxando ferro.

Eric Clapton
Vi um vídeo em que o Biofa comentou que o From The Cradle (1994) representava o auge do Eric Clapton enquanto guitarrista. Um exagero, mas entendo que o Clapton tava com fome de guitarra. Foi seu disco lançado após o enorme sucesso do unplugged, fazendo com que ele buscasse sua origem num repertório clássico de blues, dando margem a um desempenho faiscantes na stratocaster. Sua voz, por sua vez, me soou muito “branco britânico emulando um venho negro americano”, até porque é isso mesmo. Vale conferir com atenção e roubar alguns licks (que ele provavelmente roubou de alguém).

Superguidis
Ao que consta, a banda andou fazendo show de reunião. Motivo suficiente para eu desenterrar o Superguidis (2006), quase 20 anos após o lançamento (impressionante!). Não deixa de ser um clássico do indie rock brasileiro e do rock gaúcho. É positivamente tosco (em performance e gravação) e carismático nos textos. Divertido. É o Pavement brasileiro.

Green On Red 
Gravity Talks (1983). Sei lá o porquê de estar com esse álbum salvo no Spotify, mas estava. É uma psicodelia em meio a cena punk. Tem algo de power pop também, remetendo a um Big Star sem arrojo. Fora o destaque dado aos teclados (mais setentistas que oitentistas). Lembrando que a banda era liderada pelo Dan Stuart. Maneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário