sábado, 28 de dezembro de 2024

RETROSPECTIVA 2024: Bandas que voltaram / Bandas que acabaram

BANDAS QUE VOLTARAM 
Creed
Lembro que eles fizeram shows no Brasil há nem tanto tempo (uns 10 anos), mas incrivelmente essa “volta” gerou bastante burburinho nos EUA. Isso retrata bem a carência do rockeiro médio. Um tantao quanto triste.

Forfun 
Fizeram vários shows lotados. Os fãs estavam sedentos pelo encontro. Esqueceram até que o maluco é bolsonarista (o que foi um problema para os próprios integrantes e fãs do grupo). O jovem (ou nem mais tão jovem) branco good vibes-playsson não cansa de me impressionar.

Infectious Grooves
A banda voltou para alguns shows, mas não sei o quão atuante será desta vez. Até porque tão com um time de peso, com Mike Muir, Robert Trujillo, Dave Kushner e Jay Weinberg. O show deve ser uma pancada;=.

No Doubt 
Embora não ache grande coisa, essa volta me pareceu fazer mais sentido. A falta de grandes headliners levam a soluções desesperadas. Todavia, após o show no Coachella não ouvi mais nada sobre a banda. Mas ainda apostaria que em 2025 eles tão aqui pelo Brasil. É a cara de um The Town da vida.

Point Of No Return 
Lançaram disco novo após anos e fizeram um show disputado na Verdurada. Achei bacana. Que venham mais shows!

Slayer 
Que papelão hein!

The Blood Brothers 
Finalmente. Dito isso: qual a chance de virem pro Brasil?

The Jesus Lizard 
Finalmente. A grande volta do ano. Com tour de álbum novo (primeiro em mais de 20 anos) e tudo mais que uma volta digna pede. Agora é ver se chegam no Brasil.

Trio Mocotó 
Aqui é pra chorar. Tanto pela volta (emocionante, muito bem-vinda), quanto pela morte prematura do Skowa e, até mesmo, do Fritz Escovão. Que pena.

Zero 
Fizeram alguns shows bem disputados. Parece que aquele rock alternativo paulistano da década de 1980 finalmente está ganhando status de cult.

Sex Pistols 
Pensando objetivamente, embora seja medonha uma volta do Sex Pistols sem o Johnny Rotten, é o tipo de picaretagem que eu adoraria assistir. Fora que vi uns vídeos e o Frank Carter não fez feio.

Linkin Park 
Voltaram com uma nova vocalista, lançaram disco e já fizeram shows no Brasil. Isso que eu chamo de não perder tempo (e dinheiro) em cima do fuzuê. Certo eles, vai que a galera bota a cabeça no lugar e relembra a chatice que a banda se tornou.

The The 
Lançaram disco novo e anunciaram tour. Bacana, mas sendo bem honesto, não tive interesse em ouvir o disco.

Cavalo Vapor 
Relançaram o único disco do grupo e já aproveitaram pra por a banda na ativa, agora com nova formação. Meu palpite é que não terá demanda pra uma grande sobrevivência.

Moto Perpétuo 
Voltaram pra um único show, comemorando o relançamento do seu cultuado disco. Bem legal. Torcendo pra que role mais apresentações.

Forgotten Boys 
Depois de 15 anos, lançando um bom disco e caindo na estrada. Bacana).

Scissor Sisters 
Retornaram aos palcos após 10 anos pra comemorar os 20 anos do debut. Bom pra ver se envelheceu bem. Confesso não ter ido conferir).

Herbie Hancock Head Hunters
Espetacular. Com direito a Harvey Mason, Bennie Maupin, Bill Summers e Marcus Miller (fazendo a vez do Paul Jackson) na formação. Nem adianta sonhar, não vai passar por aqui.

Sullivan & Massadas 
Fizeram o primeiro show em 34 anos. Embora seja um role meramente saudosista, seria legal se rolasse mais.

R.E.M. 
Se reuniram pra tocar uma única música de forma acústica e despretensiosa, mas já foi o suficiente para encher o coração de alegria.

Diesel 
Fizeram um único show em BH. Achei que ia rolar mais eventos, mas o Jean Dolabella se mandou para os EUA.

Street Bulldogs 
Fizeram agora no fim do ano um show celebrativo. Bacana.

Licks & Maltz 
Achei legal eles se reunirem, visto já que há demanda e o Humberto Gessinger não tem interesse na volta do trio clássico do Engenheiros do Hawaii. Dito isso, vi uns vídeos e achei o resultado constrangedor.

Oasis 
O encontro em si ficou para o ano que vêm. Mas o anúncio da volta causou burburinho suficiente pra valer menção. Fiquei feliz, embora chegará aqui no Brasil para shows enormes e insalubres. Que ao menos venha um disco novo. Acho que o Noel viu o caldo entortando por conta da ótima parceira do Liam com o John Squire e decidiu se adiantar. Tudo pelo dinheiro. Tenho interesse em saber quem vai formar o restante da banda.

Beat 
Na verdade não é uma volta, mas um novo projeto. Adrian Belew, Tony Levin, Steve Vai e Danny Carey reunidos para visitar o repertório do King Crimson 80’s. Achei uma tremenda sacada. Se rolar no Brasil (há chances) eu terei muito interesse em assistir.

BANDAS QUE ACABARAM
Aerosmith 
Em sua tour de despedida, a voz do Steven Tyler apresentou problemas irreversíveis que adiantaram o fim do grupo. Incrivelmente encerram com dignidade, sem grande malabarismo na formação. Num cenário cada vez mais escasso de grandes bandas, eles deixam um buraco imenso na indústria.

MC5 
Wayne Kramer e Dennis Thompson morreram, logo, MC5 chegou ao fim. Simples assim. Ao menos deu tempo de deixarem gravado um bom álbum póstumo. Um RIPaço pra essa espetacular banda.

Natiruts 
Já deu mesmo, não é? Mas vale dizer que fizeram uma tour de despedida muito exitosa. Bom pra eles.

Black Dresses 
Já é a segunda vez que anunciam o fim. Isso porque elas não tão juntas há sequer uma década. Se verdade, deve ser pra voltar em, no máximo, cinco anos. O que vai ser bom, afinal, elas ainda aparentam ter lenha pra queimar.
 
Shellac 
Sei nem se anunciaram o fim. O que sei é que o Steve Albini morreu e deixou um tremendo disco pronto que, infelizmente, não vai ver a luz dos palcos. Uma pena.

Black Midi 
Um daqueles fins tão abruptos que pode durar 5 anos ou pra sempre. Embora seja uma jovem e excelente banda, com discos espetaculares, exercendo certa influência no cenário alternativo e tendo muita lenha pra queimar, chuto que se voltarem daqui uns 20 anos vão ter adquirido status de cult. Talvez fizeram o certo.

Mew
É aquela coisa, foram perdendo relevância e agora apelaram pra uma tour de despedida. 

O Terno 
Voltaram pra acabar, sem sequer lançar material inédito. Los Hermanos fazendo escola.

NOFX 
Fizeram show de despedida e tudo. Vamos ver se não dão uma de Slayer. Do Fat Mike eu espero tanto o sossego quanto a pilantragem. Falo isso sem julgamento moral, mas banda punk tem que acabar antes de causar constrangimento.

Mr. Big 
Tenho a impressão que acabam de 5 em 5 anos. Tanto que sinto que essa notícia nem repercutiu. Mas agora fizeram um show final e o Billy Sheehan diz que acabou mesmo. Vamos aguardar.

Japandroids 
Até onde entendi, lançaram um disco de despedida e deram área. Deve voltar em algum momento.


Ah, e teve o Jane’s Addiction, que voltou com sua formação clássica, para logo depois o Perry Farrell surtar em um show, partir pra cima do Dave Navarro e fazer do encontro um breve lapso no tempo. Maluquice

Nenhum comentário:

Postar um comentário