quarta-feira, 8 de abril de 2020

A música enquanto sinônimo de diversão

Embora a música seja uma expressão artística de possibilidades infinitas - sociais e estéticas -, em tempo de pandemia e crise econômica global, sua função de "mero" entretenimento e diversão parece ainda mais fundamental para nossa saúde mental.

Pensando nisso, fiz uma breve seleção de artistas "alto astral", de preferência tentando fugir do óbvio e da mediocridade.

The Monkees
Uma verdadeira boy band criada com finalidade comercial, mas que tornou-se um dos maiores fenômenos da música jovem americana. Há diversas canções divertidas no repertório do grupo. Assistir os episódios da série televisiva da banda é uma boa pedida para tempos tão difíceis.

Frank Zappa
Humor distante da alienação. O sempre provocativo e vanguardista Frank Zappa tem um punhado de composições ácidas e irônicas. Um ser politico que passa longe do pedante.

Parliament-Funkadelic
Seja pelo groove espetacular, seja pela atitude/postura nos palcos, assistir apresentações do comboio liderado pelo George Clinton é garantia de alegria.

The Sensational Alex Harvey Band
Performances teatrais por uma das bandas mais subestimadas do rock. Se você gosta de Alice Cooper e Kiss, tem que dar uma chance para eles.

Sparks
As vozes, os timbres, arranjos, a postura no palco, o bigode do Ron Mael, as letras... tudo faz do Sparks uma banda extremamente criativa e carismática.

B-52's
É new wave, logo, é feliz. O debut é um espetáculo.

Devo
Além de new wave e, portanto, feliz, é também vanguardista.

The Specials
Ska e o lado mais divertido do punk rock numa coisa só. Não tem erro.

Beastie Boys
Algumas das melhores produções do hip hop e distante da postura sisuda da maioria dos rappers (que não necessariamente é ruim, mas que não combina com tempos de isolamento social).

Weird Al Yankovic
O rei das paródias. Não consigo ouvir por muito tempo, mas ele tem um material interessante a ser explorado.

Jorge Ben
O balanço do Jorge Ben é antidoto para qualquer lamentação. 

Os Mutantes
Poucos grupos foram tão criativos, solares e radiantes quanto Os Mutantes. Incrivelmente, eles faziam isso em meio a composições e arranjos altamente cerebrais.

Joelho de Porco
Muito grupos do rock brasileiro abusaram do humor em suas letras (vide Ultraje à Rigor e Raimundos), mas poucos com a inteligência do Joelho de Porco. Banda ainda hoje subestimada.

Arrigo Barnabé
Quadrinhos, Gil Gomes, enredos malucos... a vanguarda pode ser divertida.

Dua Lipa
Para finalizar, uma faixa de um dos melhores discos pop de 2020. A referência dançante da disco music é óbvia. A Dua Lipa tá num momento muito legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário