Dito isso e seguindo as recomendações para ficarmos em casa e evitarmos aglomeração - eu sei que não fácil, eu sei das dificuldades econômicas, eu sei o quão privilegiado e utópico é isso -, selecionei 10 shows disponíveis no YouTube para deixar nossos dias mais agradáveis, proveitosos e menos tediosos. Saúde mental em tempos de epidemia também é muito importante.
*Obs 1: pensei em selecionar "show clássicos" ou "os melhores DVD's de música", mas a ideia de postar shows que estão na integra do YouTube pareceu mais interessante de imediato. É verdade que qualquer um dos vídeos pode cair a qualquer momento, mas ainda assim vale a tentativa.
*Obs 2: fora esses tais shows, o YouTube é um oceano para quem gosta de música ao vivo, vide os canais NPR Music (Tiny Desk Concet), KEXP, Showlivre, Scena e Cultura Livre (programa da TV Cultura). Isso sem mencionar os canais musicais de entrevista e opinativos.
Sem mais delongas, vamos agora ao tópico do post:
The T.A.M.I. Show: Teenage Awards Music International (1964)
Confesso que cheguei por acaso neste show ao pesquisar se tinha o magnifico Stax Volt Tour Norway 1967 completo no YouTube (tem somente picotado). E do que se trata essa apresentação? É nada mais que um evento com participação do Chuck Berry, Gerry and The Pacemakers, Smokey Robinson and The Miracles, Marvin Gaye, Jan and Dean, Beach Boys, The Supremes, James Brown, Rolling Stones, dentre outros. Todos na flor da idade. Honestamente ainda sequer assisti, mas tem como isso dar errado? Já separei para ver no fim de semana, faça você o mesmo.
Joe Pass & Ella Fitzgerald: Duets In Hannover (1975)
Um dos maiores guitarristas de jazz de todos os tempos (rei do chord melody) e uma das maiores vozes de todos os tempos. Uma parceria absurda! Para assistir e chorar.
Talking Heads: Stop Making Sense (1984)
Clássico concerto brilhantemente filmado pelo diretor Jonathan Demme. Além de ser esteticamente muito bem gravado, o filme capta o Talking Heads numa excelente fase, soando grandioso, criativo, funky, pulsante e orgânico.
Slayer, Exodus e Venom: The Ultimate Revenge Combat Tour (1985)
Venom já desfrutando da influência e Exodus e Slayer no florescer de thrash metal. Um paulada divertida e ingênua. A imagem inicial do pôster de Os Embalos de Sábado À Noite queimando já é suficiente para arrancar sorrisos, ainda mais quando lembramos que o show foi gravado na lendária danceteria Studio 54. Foda!
B.B. King: The Jazz Channel Presents B.B. King (2001)
Não é nenhum clássico, é apenas um DVD que vire e mexe assisto aqui em casa e que dias atrás me deparei com ele completo no YouTube. B.B. King já velhinho, mas mandando super bem (como sempre). Uma aula de interpretação vocal e guitarristica. Fora a excelente banda e as lindas composições.
The Cure: Trilogy: Live In The Tempodrom Berlin (2002)
O The Cure tocando sua emblemática trilogia gótica na integra. Preciso dizer mais alguma coisa? Sim, que eles são uma das melhores bandas ao vivo.
Motörhead: Stage Fright Full Concert (2005)
Juro pra vocês, sempre que estou triste ou abatido eu assisto esse show. Na verdade nem preciso ver tudo, basta o inicio com "Dr. Rock" e "Stay Clean" para eu me reerguer. Isso é o que eu chamo tocar com energia.
Faith No More: SWU (2011)
Uma das vantagens de existir YouTube e shows televisionados por BIS e Multishow é poder assistir eventos que estivemos presentes de corpo e alma. Dentre tantos exemplos, posso citar esse espetacular show do Faith No More no saudoso SWU. Foi foda!
Uma das vantagens de existir YouTube e shows televisionados por BIS e Multishow é poder assistir eventos que estivemos presentes de corpo e alma. Dentre tantos exemplos, posso citar esse espetacular show do Faith No More no saudoso SWU. Foi foda!
John Coltrane: Belgium (1965)
Pra finalizar, uma apresentação do maior instrumentista do século XX. Deus abençoe o YouTube.
Pronto, motivos para ficar em casa não faltam. Agora é torcer para que a economia não desande e que o coronavírus desapareça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário