terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Top 10 - Deep Purple

Encontrei um pequeno canal no YouTube em que um tiozão fala só sobre classic rock. Quem tiver interessa chama-se Sea Of Tranquility. Ele fez um top 10 de canções do Deep Purple (minha banda do coração), logo me deu vontade de fazer o mesmo. Vamos ver no que dá.

Assim com ele, tentarei por em ordem de preferência, algo que certamente provocaria mudanças dependendo do dia. Mas essa é a graça de um ranking.

Lembrando que é uma lista de gosto pessoal e não de canções mais famosas, icônicas ou sei lá o quê.


10 - Vavoom: Ted The Mechanic
Adoro o Purpendicular (1996). É daqueles discos de infância. Gosto até mais que qualquer coisa que o grupo lançou na década de 1980 (e não estou esquecendo do superestimado Perfect Strangers). O Steve Morse brilha nesta faixa. Baita riff e solo.

09 - Anyone's Daughter
Um folk psicodélico belíssimo e difícil de associar ao Deep Purple. Adoro a canção.

08 - Fools
Um momento quase experimental do grupo. Faixas bastante psicodélica, com alteração de dinâmica e andamento. Cheia de climas. É interessante como o Blackmore emula um violoncelo no solo.

07 - Speed King
Um começo cacofônico, para logo depois ser apaziguado por um órgão barroco e desaguar em uma das mais poderosas faixas de heavy metal/hard rock. Absurdo!

06 - Bloodsucker
A faixa toda é guiada por um riff estrondoso. Com direito a berros vigorosos do Gillan.

05 - Into The Fire
A faixa mais Black Sabbath do Deep Purple. Gosto da força cromática do riff. A voz do Gillan também brilha.

04 - Highway Star
Um dos poucos clássicos do grupo que ainda hoje ouço com o mesmo prazer. Solos emblemáticos tanto do Blackmore quanto do Jon Lord.

03 - Lazy
Meu momento predileto do Blackmore. Que solo!

02 - Stormbringer
Olhando a lista até parece que não gosto da Mk III, mas não é verdade. Foi obra do destino ter somente essa faixa. E não poderia deixar de ter. Ótimo refrão, vozes poderosas, riff vigoroso, Paice detona, Jon Lord se joga nos sintetizadores... Muito legal!

01 - Pictures Of Home
A letra é viajante, o riff é ótimo, a produção é orgânica, a interação dos músicos é das mais primorosas numa banda de rock que eu já ouvi... Não tem erro. Atenção para os solos no final da faixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário