quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

RETROSPECTIVA 2018: Bandas que voltaram / Bandas que acabaram

Assim como faço todo mês de dezembro, chegou a hora da retrospectiva do ano. Aguardem posts sobre os grandes lançamentos (e relançamentos), as decepções, as músicas que não podem passar despercebidas, os melhores shows (entre os vistos por mim, claro), além de uma pequena homenagem aos ídolos da música que se foram.

Mas hoje falarei sobre as bandas que voltaram e as que encerraram as atividades. Sem mais delongas, vamos a elas!

BANDAS QUE VOLTARAM
- The Kinks
Faz uns cinco anos que a noticia é repetida, mas agora é oficial, embora ainda sem resultado. Quem sabe ano que vem, ou daqui dois anos, ou 2026...

- Stray Cats
Promotores, show no Brasi já! Tenho certeza que lota. Não faço ideia quanto custa para traze-los. Uma das voltas que mais me empolgou.

- Dixies Dregs
Com o Deep Purple no leito de morte, Steve Morse reergueu a banda na qual se consagrou. Gostaria de assistir a um show, embora ele nitidamente demonstre não está tão em forma.

- Smashing Pumpkins
Billy Corgan e o Jimmy Chamberlin já estavam tocando juntos há bons anos. Chamaram o James Iha, deixaram a D'arcy de fora, lançaram um disco fraquinho e as arenas que estavam tocando até então dobraram de tamanho. Diante disso, com que argumentos vamos reclamar dessas voltas picaretas?

- Neil Young & Crazy Horse
Faziam apenas quatro anos que eles não tocavam juntos, mas foi a volta que mais comemorei. Neil Youg com sua banda definitiva. Só falta agora voltarem ao Brasil. Promotores?

- ABBA
Li que eles iam lançar uma música. Rolou? Não vi mais nada. E precisa?

- Cordel do Fogo Encantado
Até acho maneiro, mas nem fui atrás de ver/ouvir nada. Mas posso estar perdendo algo legal.

- Geraldo Vandré
Fez um único show em sua cidade natal, falou algumas bobagens e já sumiu do mapa novamente.

- Muzak 
Grupo da cena underground paulistana oitentista. O lance é aguardar e ver o que eles produzem de novidade.

- Shaman
Voltaram para alguns shows com sua formação original. Acho bacana que aconteça, mas honestamente nem vi nada. Não é minha praia.

- Dr. Sin
Voltaram com outro guitarrista. O Ardanuy se revelou um coxa, então foda-se ele. Lançaram uma música que achei bacana (memória afetiva interfere). Não tenho a menor vontade ve-los ao vivo. É só o que tenho pra dizer.

Voltaram após muito tempo sem disco de inédita (falarei mais no post sobre lançamentos): A Perfect Circle, Belly, Dear Nora, Melody's Echo Chamber, Mr. Fingers, Parliament, Sleep, Soft Machine, The Breeders, The Rock*A*Teens, Zeke


BANDAS QUE ACABARAM
- Rush
Especulações sobre o fim já rondavam o grupo, mas somente esse ano o Alex Lifeson anunciou o fim. A verdade é que Neil Peart não quer mais saber de shows/discos. Terminam sem apresentar nenhum sinal de decadência. Boa escolha.

- Paul Simon
Ao que consta, ele fez o último show da carreira (e sem sequer mencionar o Garfunkel). Se for verdade, para com dignidade.

- Matanza 
Já deu mesmo, né? Imagine o Matanza formado por cinquentões.

- Cachorro Grande
Os últimos dois discos da banda são ruins. Sinal de que a coisa já estava passando do tempo. Ai chutaram o Marcelo Gross. Um absurdo! Poucos meses depois tiveram um pingo de lucidez e anunciaram uma famigerada tour de despedida (com o Gross). E assim termina uma boa banda, que palpito que deve voltar em 5 anos. Se voltar em 10 vai ser aclamada. Façam as suas apostas.

- The Pretty Things
Não é qualquer banda que pode se dar o luxo de terminar a carreira com um show com o David Gilmour na guitarra.


Muitas outras bandas/artistas anunciando tour de despedida, mas sem acabar: Slayer, Elton John, Lynyrd Skynyrd e George Clinton. 
Tem também as famosas pausas, vide: Racionais MC's (que logo depois fizeram um show com banda (não só DJ), ai fiquei sem entender).

E o Soft Cell que vai se reuniu para acabar, se enquadra em qual categoria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário