quinta-feira, 11 de outubro de 2018

TEM QUE OUVIR: Ian Dury - New Boots and Panties!! (1977)

Ian Dury é daquelas figuras singulares na história da música. Dono de uma vida repleta de negativas vicissitudes, conseguiu em 1977, já aos 36 anos, lançar seu primeiro álbum.


Em meio ao efervescente cenário punk na Inglaterra, Ian Dury correspondia as demandas do estilo com sua atitude. Todavia, musicalmente o álbum é bem menos feroz. Isso fica nitido logo na ótima "Wake Up And Make Love With Me", onde a batida dançante e os sintetizadores da disco music ditam o ritmo lascivo da composição. Tais características se repetem na contidamente sacolejante "Clevor Trever".

A tradição das baladas do rock n' roll e a energia explosiva do estilo ecoam na espetacular "Sweet Gene Vincent", dona de variada e criativa dinâmica. É interessante também a atmosfera saloon/vaudeville de "Billericay Dickie".

Há um fundição entre a crueza do pub rock com um balanço pop bastante particular nas faixas "I'm Partial To Your Abracadabra" e "If I Was With A Woman" (essa última quase AOR). A execução destas canções demonstram que o Blockheads era uma banda bastante azeitada.

"My Old Man" é um dos pontos altos do lirismo do Ian Dury. Além disso, vale destacar a entorpecida linha de baixo do Norman Watt-Roy. Já o mais próximo que temos do punk rock neste disco são as divertidas e intensas "Blockheads" e "Plaistow Patricia".

É importante ressaltar que algumas prensagens do disco contam com a clássica "Sex & Drugs & Rock & Roll", um dos principais singles do período.

Lançado pela Stiff, New Boots And Panties!! é um retrato nada empoeirado de uma época de criatividade, atitude e urgência no rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário