quinta-feira, 23 de agosto de 2018

TEM QUE OUVIR: The Faces - A Nod Is As Good As A Wink... To A Blind Horse (1971)

A história do Faces é única. A banda surgiu da dissidência de um grupo emblemático (Small Faces) que havia perdido seu líder (Steve Marriott, que debandou para o Humble Pie). Ficaram três músicos talentosos, sendo um deles o brilhante compositor e baixista Ronnie Lane. Recrutam os ex-Jeff Beck Group, Rod Stewart (voz) e Ron Wood (anteriormente baixista, de agora para todo sempre guitarrista). Estava formado o Faces, que produziu seu mais representativo trabalho somente no terceiro disco, o imponente A Nod Is As Good As A Wink... (1971).


Com uma formação azeitada e performance genuinamente rock n' roll, o grupo apresenta canções sacolejantes, que não escondem o interesse pela soul music americana. Isso fica nítido logo de cara em "Miss Judy's Farm". Já as trincheiras do rock são elevadas na ótima versão de "Memphis, Tennessee" (Chuck Berry).

Ronnie Lane ataca os vocais no boogie envolvente de "You're So Rude", com direito a Ron Wood duelando com ele mesmo entre gaita e guitarra. Já seu baixo gorduroso rouba a cena no hit "Stay With Me".

A voz rachada e única de Rod Stewart soa maravilhosamente bem na balada "Love Lives Here", que já aponta os rumos da sua carreira solo. Por sua vez, Ron brilha na acústica "Debris", enquanto "Too Bad" é uma paulada rockeira das melhores do período. Seu slide quente e reverberoso em "That's All You Need" também é de grande potência.

Demorou para o grupo encontrar a liga, e quando encontrou, a carreira solo do Rod Stewart havia decolado e o Faces já não comportava o seu tamanho. Com o fim do grupo, Ron Wood foi para um tal de Rolling Stones. E os três remanescentes, por sorte e azar, pela segunda vez ficaram no "meio do caminho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário