sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Dica de rappers para o Roger Daltrey (ou para os que pensam como ele)

Dias atrás saiu uma declaração confusa que evidencia alguns problemas que valem a reflexão. Roger Daltrey, o espetacular vocalista do The Who, ao ser perguntado sobre o que pensava sobre o Kanye West e o rap em geral, respondeu:

"É meio sem sentido para mim, para ser honesto com você. Eu até gosto de alguns ritmos do rap, mas isso não mudou desde o primeiro disco do estilo, certo? O hip hop evoluiu? Eu não acho que tenha evoluído".

A primeira dúvida que eu tive diante da questão foi, por que raios interessa saber o que o Roger Daltrey pensa sobre o rap? Tudo bem, é importante questionar um artista sobre diferentes linguagens, mas não dá pra exigir algo mais profundo em sua resposta. Afinal, antes de ser um cantor, ele é um britânico de 74 anos. Não sei de ninguém com tais características que circule pela cena hip hop. A pergunta do jornalista se equivale a questionar o Hermeto Pascoal sobre o que ele pensa do Emicida.

Outro ponto interessante foi o Roger Daltrey abordar uma possível estagnação do rap. Justamente ele que acaba de lançar um ótimo álbum (As Long As I Have You) que remete a sonoridade sessentista do rock, com toques de blues e soul music, sendo assim, não aparentando se importar muito com inovações estéticas, seja no rap ou no rock.

Já que em sua resposta o Roger Daltrey questionou se havia ou não o rap passado por transformações, eu vou listar aqui 10 música lançadas no último ano que evidenciam as várias facetas do gênero. Todas ótimas (segundo meu julgamento, claro). Tais canções podem ajudar a abrir a mente de muita gente para o estilo.

Black Thought & 9th Wonder - Twofifteen
Talvez seja bacana começar por algo mais old school, para quem ainda não é familiarizado com o gênero. Uma metralhadora em forma de beat e flow. Pertence a um dos grandes EPs lançados em 2018.

Playboi Carti - R.I.P.
Agora vou na contramão só para evidenciar a pluralidade. Trap/cloud rap pesadão. É som de moleque xarope, ou seja, normal caso você não se identifique.

Tyler, The Creator - See You Again
Uma melodia vocal espetacular, bonito arranjo, seguido de um beat certeiro e a interpretação convicta de um rapper de qualidades peculiares. É pop e é pesado. Uma das minhas músicas prediletas lançadas em 2017.

JPEGMAFIA - Real Nega
Produção estranhona que em nada se assemelha as origens do hip hop.

Death Grips - Black Paint
Se grande parte da força do rock está ligada a atitude - e o Roger Daltrey representa tão bem isso - não dá para deixar de mencionar o Death Grips, um dos grupos mais interessantes dá última década. Isso aqui é sinistro!

Kids See Ghosts - Feel The Love
Já que o Kanye West foi mencionado da pergunta, vale citar uma de suas produções recentes mais interessantes. É pesado e esquisito.

Joey Bada$$ - Temptation
Uma linha mais pop e noventista, embora não menos bacana e confrontativa.

BUSDRIVER - Right Before The Miracle
O hip hop em um de seus estágios mais evoluídos. No disco tem ótimas produções, mas o que salta aos ouvidos nesta faixa é o flow do rapper. Groove jazzístico.

Princess Nokia - Kitana
Bem contemporâneo. Trazendo a luta feminina em cima de um beat de trap poderoso.

Post Malone - Rockstar
Para finalizar, talvez a faixa de qualidade mais questionável, mas que eu adoro. Tem um ritmo dançante, é paranoica, demonstra profundidade interpretativa no pop-rap, dentre outras qualidades em voga no mainstream do gênero e poucas vezes reconhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário