terça-feira, 15 de maio de 2018

TEM QUE OUVIR: Eric B. & Rakim - Paid In Full (1987)

Em tempos onde fala-se tanto sobre flow, o clássico Paid In Full (1987) do Eric B. & Rakim deve ser revisitado como fonte de inspiração


É verdade que grandes discos de hip hop já haviam sido lançados até então. Todavia, é facilmente perceptível o grau de amadurecimento lírico e rítmico do Rakim ao cantar. Seu flow faz parte do desenvolvimento do rap. Não digo isso apenas como forma de enaltecer a história do hip hop, mas como apreciação de um brilhante MC ainda para os padrões atuais.

Após samplear os metais da J.B.'s, Rakim surge com o pé na porta da grooveada "I Ain't No Joke". A épica "My Melody" é perfeito exemplo de lirismo e da profundidade de sua interpretação. Fora que seus delays dão um clima quase dub.

Eric B. também demonstra inquietação na pesada "Eric B. Is On The Cut", com direito a scratches violentos, que fazem sua música até mesmo se aproximar da cena industrial do Throbbing Gristle, tamanho o impacto rudimentar de suas produções.

Impossível passar indiferente diante do balanço contagiante de "I Know You Got Soul" e "Paid In Full". Muito do que foi feito no rap noventista tem suas raízes na malandragem de "Move The Crowd".

O som de baixo em "As The Rhyme Goes On" é estrondoso. Vale também se atentar para a produção de "Eric B. Is President", com direito a efeitos vocais, samples primorosos, beat consistente e variação timbristica.

Flow criativo e produções pesadas, mas sem invencionismo besta, além de composições bem amarradas. Tudo isso em apenas de 10 faixas. O mundo do rap atual, por melhor que seja, ainda tem muito o que aprender com Paid In Full.

Nenhum comentário:

Postar um comentário