segunda-feira, 14 de maio de 2018

TEM QUE OUVIR: Earth - Earth 2: Special Low-Frequency Version (1993)

No começo da década de 1990, a música pesada já havia se desenvolvido o suficiente para subdividir-se em inúmeros gêneros. E todos nós sabemos que, com a evolução, surge a vanguarda, produzindo obras nem tão palatáveis ou comerciais, embora de grande relevância estética. É assim que podemos encarar o álbum Earth 2, lançado pela Sub Pop em 1993.


De capa graciosamente solene, com referência nas artes de álbuns de new age e ambient, sonoramente o disco revela proximidade com a cena sludge, stoner, doom e, até mesmo, grunge. Embora ainda bastante primitivo, é um dos álbuns fundamentais para o que ficou conhecido como drone metal, estilo marcado por sons continuos, graves, distorcidos e reverberosos. Tudo no limite nos amplificadores.

O que encontramos são camadas e mais camadas de guitarras e baixos cavernosos, atmosféricos, fúnebres, densos, lentos, inquebráveis, dentre tantas outras propriedades que tentam traduzir a massa sonora de difícil penetração criada pelo Earth, grupo americano liderado pelo Dylan Carlson.

Ao ouvir as longas três faixas que juntas formam os intensos 73 minutos do disco, sempre chego a conclusão que o melhor nome para a banda seria Center Of The Earth, tamanha a obscuridade produzida pelo grupo.

Sua audição, inicialmente estranha, é comparável a uma viagem de barco em alto-mar, que provoca desconforto devido seus movimentos, embora seja bela em sua paisagem.

É comum as paredes vibrarem com as frequências graves do álbum. Poucos discos conseguem fisicamente interferir no seu ambiente de reprodução quanto esse. Essa qualidade desperta no ouvinte diferentes sentidos, queira ele ou não. Angústia? Relaxamento? Tudo é possível.

Embora bastante experimental e inovador no resultado, não é absurdo descrever o Earth como se fosse o Tony Iommi emulando o disco Music For Airports do Brian Eno. Por mais estranho, repetitivo, minimalista, terroso e rudimentar, o álbum é de grande complexidade formal e estética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário