terça-feira, 29 de maio de 2018

Passeando pelo Drumeo

Entre tantos canais de música bacanas no YouTube, um dos meus prediletos é Drumeo. Dificilmente visito o canal, mas quando entro sou capaz de perder horas apenas vendo performances de grandes bateristas. Vou deixar aqui uma pequena amostra para vocês.

Todd Sucherman
Eu até concordo que Styx é cafona, mas se liguem nessa performance do Todd Sucherman. Não é comum encontrar no rock um baterista com tanta precisão quanto ele.

Billy Cobham
Meu baterista predileto. É interessante perceber que, conforme ele foi envelhecendo, seu estilo ficou mais "relaxado" (no bom sentido). Ele demonstra cuidado a cada nota tocada.

Bernard "Pretty" Purdie
Bernard, a lenda. Não existe baterista mais carismático. Ele não grooveia, ele dança.

Antonio Sanchez
Tem quem considere o maior baterista da atualidade. Vendo este vídeo é difícil se colocar contra.

Mark Guiliana
Só esse solo da introdução já mostra que ele é um cara diferenciado. Ele está na vanguarda da bateria. Poucos exploram a dinâmica do instrumento e os hamônicos de cada tambor quanto ele.

Gavin Harrison
Se o cara foi chamado para tocar no King Crimson, é claro que ele manda bem. Gosto de como ele é virtuoso sem soar espalhafatoso. Cada nota está no lugar certo.

Dennis Chambers
Uma aula de groove através de uma lenda.

Matt Garstka
O mais alto patamar do djent na bateria.

Benny Greb
É jazz, é quebrado e é grooveado.

Tony Royster jr.
O pivete cresceu. E que baita timbre de batera ele tá tirando, hein.

Thomas Lang
Uma amostra de virtuosismo executado com uma facilidade absurda.

Billy Rymer
O ótimo baterista do Dillinger Escape Plan numa pequena amostra da riqueza rítmica que envolve o som absurdamente pesado e intenso do grupo.

Pete Lockett
Para quem se interessa por ritmos complexos oriundos da música indiana, é fundamental conhecer o trabalho deste baterista.

2 comentários: