quinta-feira, 12 de abril de 2018

TOP 5: Theremin

Dias desses a Reninha manifestou interesse em aprender um instrumento. Sugeri vários: baixo, violoncelo, violino, piano e guitarra foram alguns. Ela insistia em instrumentos de percussão e eu tentava encoraja-la a algo mais "melódico". No fim, ela mesmo desistiu do assunto. Como tentativa final, propus um instrumento "fácil", "barato", peculiar e charmoso: sugeri a ela tocar theremin! Só faltou ela tacar objetos em mim. Com olhar tão indignado quanto furioso ela me perguntou: "que raio de instrumento é esse?!". Busquei um vídeo qualquer no YouTube e mostrei. Foi o suficiente para ela achar que estava zuando com a cara dela.

Dito tudo isso, farei justiça a esse instrumento que, ok, não é dos mais ricos, mas tem peculiaridades extremamente interessantes. Seu timbre, a interação do músico com o instrumento, sua história... o theremin é incrível! Tanto que citarei cinco momentos bacanas do instrumento. Os primeiros que vierem a cabeça, embora confesso não lembrar de muitos outros. Ignorância minha, claro. Sem dúvida ele foi muito usado na música erudita, na música de vanguarda, eletrônica, trilhas sonoras e certamente na música popular (do jazz ao rock). Deixo aqui até mesmo o nome da virtuosa Clara Rockmore, que faz o instrumento parecer um canto lírico. É uma beleza!

Sem mais papo furado, vamos para a lista:

01: Pato Fu - Eu
A primeira vez que vi um theremin foi no clipe da música "Eu" do Pato Fu (composição, na verdade, da ótima banda Graforréia Xilarmônica). O instrumento é apresentado no vídeo pelo André Abujamra. É sensacional. Eu adorei de cara.

02: Bernard Hermann - Prelude: The Day The Earth Stood Still
O som do theremin é, se bem usado, espetacular na criação de climas de terror, suspense e ideias futuristas. Pensando nisso, Bernard Hermann, o célebre compositor que trabalhou com o diretor Alfred Hitchcock, fez uso do instrumento em algumas situações bem legais. 

03: The Beach Boys - Good Vibrations
O momento mais emblemático do theremin na música pop. Só mesmo o Brian Wilson para transformar um timbre tão fúnebre em algo solar. Dispensa maiores comentários.

04: Led Zeppelin - Whole Lotta Love
Confesso não ter mais saco para os devaneios de Jimmy Page ao theremin, mas é um clássico!

05: Portishead - Mysterons
O theremin sempre enigmático, sexy e proporcionando sedutoras melodias.

Exposto tudo isso, é impossível não querer tocar o instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário