terça-feira, 13 de março de 2018

CHICO BUARQUE EM 15 CANÇÕES

Post dessa semana no Maria D'escrita

Ontem fui no show do Chico Buarque com a Reninha e deu vontade de listar minhas 15 músicas prediletas do artista. Fiz a seleção sem pensar muito, apenas subindo sua discografia pelo Spotify e lembrando das que mais gosto. Uma lista óbvia e que, assim sendo, serve para quem quer adentrar a obra deste brilhante compositor.

Muitas ótimas músicas ficaram de fora da lista, mas essa é a graça. Façam suas listas também!


Deus Lhe Pague
Assumo não ser grande fã dos primeiros discos do Chico e de canções como "A Banda", "Roda-Viva" e "Retrato Em Branco E Preto" (essa última muito melhor no Elis & Tom). Todavia, acho que o caldo engrossa muito no Construção (1971), sendo a abertura do clássico disco uma das mais impactantes da história da música popular brasileira. Faixa poética, politica, surrealista e densa. Arranjo matador.

Construção
Não dá para fugir do óbvio. Com arranjo de Rogério Duprat (o maestro tropicalista), Chico Buarque chega à vanguarda. Um instrumental épico, que serve de cenário para a narrativa surreal. Uma critica ferrenha à alienação capitalista e à ditadura militar. A estrutura formada por 3 blocos de 17 versos (sempre com alternância da proparoxítona final) é brilhante.

Partido Alto (versão com o MPB4 no Quando O Carnaval Chegar)
Uma métrica extremamente peculiar numa letra minimalista em cima de primorosas linhas de violão de 7. Talvez o momento em que Chico Buarque tenha chegado mais próximo do Noel Rosa.

O Que Será (A Flor Da Terra)
Em companhia do Milton Nascimento, numa letra de poética absurda.

Olhos Nos Olhos
Costumo criticar as composições mais românticas do Chico. Ontem cheguei a dizer que prefiro até mesmo as canções amorosas do Roberto Carlos. Todavia, exceções e predileções por faixas especificas servem para confirmar a regra. Assim enxergo essa linda canção.

Vai Trabalhar Vagabundo
"Homenagem Ao Malandro", "Pivete" e, principalmente, "Vai Trabalhar Vagabundo" são exemplos do excelente cronista do típico popular brasileiro (a.k.a. "malandro") que o Chico Buarque é.

Corrente
O timbre agudíssimo do chimbal, a excelente linha de baixo, o "arranjo nova-iorquino", as vozes sobrepostas em uníssono dando um efeito estranho, a sofisticada letra... um dos momentos mais ousados e, até mesmo, experimentais do Chico. E ele sabe disso, afinal, é "um samba bem pra frente".

Meu Caro Amigo
Não me recordo de um canção epistolar melhor que essa. Em cima de linda melodia de flauta, sua letra politizada não soa raivosa. Um inteligente arranjo para uma composição espetacular.

Trocando Em Miúdos
"Mas fico com o disco do Pixinguinha sim, o resto é seu". Para mim, umas das melhores frases de fim de relacionamento. De quebra ainda tem esse piano impressionista, essa flauta melancólica, a melodia, a harmonia, o arranjo...

O Meu Amor
Marieta Severo e Elba Ramalho dão vozes a uma das mais bonitas canções românticas da história. Adoro a melodia. Um pouco cafona? Talvez, mas adoro mesmo assim.

Apesar De Você
Quando criança eu ouvia e mal sabia da alusão à ditadura militar, embora desde sempre já adorasse seu ritmo sincopado, sua cuíca ofegante e interpretação terna do Chico.

Bye Bye Brasil
Uma letra genial pensada para ser ambientada num telefone-público e musicada brilhantemente pelo Roberto Menescal, com direito a ótima interação entre guitarra, violão e teclado, além de uma grandiosa linha de baixo, dentre outras qualidades individuas que, em conjunto, formam uma amálgama impressionante.

Brejo Da Cruz
Sua produção oitentista, acompanhada da excelência das guitarras do Toninho Horta, faz desse um dos melhores momentos do Chico Buarque.

Vai Passar
Se me perguntarem qual é o melhor "samba-enredo" (enquanto forma) da história, eu direi esse. Fora que, quem mais usa a palavra "paralelepípedo" numa canção? Muito bem escrita! Seu arranjo crescente é arrepiante.

Geni E O Zepelim
Lembro de ouvir essa música quando criança, pouco entender o conflito da personagem, e ainda assim ficar abismado. É genial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário