quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

TEM QUE OUVIR: Neurosis - Through Silver In Blood (1996)

Tempos atrás eu li o excelente livro Nós Somos A Tempestade - Conversas Sobre O Metal Alternativo Dos EUA, do Luiz Mazetto. Entre bate-papo com integrantes do Eyehategod, Buzzoven, Isis, Mastodon, Baroness, Converge, The Dillinger Escape Plan, Down, dentre outras excelentes bandas, um disco pareceu ser unanimidade. Me refiro ao Through Silver In Blood (1996) do Neurosis.


O que difere o Neurosis de outras bandas de heavy metal é a densidade paranoica de suas canções. Veja por exemplo a faixa "Though Silver In Blood", que cresce a partir de ritmos tribais e melodia misteriosa, culminando numa explosão densa de riffs fantasmagóricos e vocais desesperados.

Faixas como "Purify" e "Enclosure In Flame" mais parecem épicos vindos não do inferno, mas sim do núcleo terrestre, tamanha é a energia abrasiva das composições/execução.

A força de "Eye" chega até mesmo a nos fazer duvidar da inventividade/agressividade do Sepultura. Já "Locust Star" se apresenta através de seu video-clipe como cartão de visitas para o som claustrofóbico do grupo.

Esse é o primeiro disco do grupo a contar com as ambientações ruidosas do Noah Landis, que somada aos riffs doentios de Scott Kelly e Steve Von Till, criam o clima esquizofrênico de faixas como "Aeon".

Lembrando que todo esse peso troglodita e imundo é resultado também da produção do grande Billy Anderson. Eis o guia definitivo do post-metal/sludge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário