terça-feira, 19 de setembro de 2017

IGNORE O ROCK IN RIO, ATENTE-SE AO THE WHO

Post dessa semana no Maria D'escrita

O Rock In Rio começou! Não fiz minha lista de recomendações sequer para assistir pela TV. É que nada ali importa muito. Ou melhor, quase nada.

Entre alguns bons shows, o do The Who salta aos olhos. É verdade que a formação não é a mesma que desnorteou o mundo da música há cinquenta anos. Todavia, estar diante do Pete Townshend (guitarrista subestimado e um dos maiores compositores do século XX) e Roger Daltrey (figura chave do rock inglês, cantor/performer ultra carismático) executando aquele repertório maravilhoso, não é algo a se ignorar.


Gosto sempre de ressaltar que a banda lançou o melhor álbum de estreia dentre todos os grupos da dita "invasão britânica" - Beatles, Rolling Stones, The Kinks -, basta ouvir My Generation (1965) para comprovar.

Mas o The Who tem ainda outras pérolas. O que dizer da incursão da banda pela psicodelia no inventivo The Who Sell Out (1967)? E sobre o genial Who's Next (1971), uma seleção de clássicos que mais parece uma coletânea? Fora que eles obtiveram muito sucesso com suas óperas rock, criando (Tommy - 1969) e aperfeiçoando (Quadrophenia - 1973) o estilo.

Ainda assim, se te falta tempo, recomendo ao menos ouvir o ao vivo Live At Leeds (1970). É o atestado definitivo de que eles foram (são?) uma das melhores bandas ao vivo de todos os tempos.

Eles tocam aqui em São Paulo na quinta-feira. Até onde sei ainda tem ingresso. Você vai perder?

Nenhum comentário:

Postar um comentário