quarta-feira, 19 de abril de 2017

Os índios na música pop

Hoje é "Dia do Índio". Num país que ignora a demarcação das terras indígenas, venho humildemente homenagear esse povo que tem sua cultura e direitos aniquilados diariamente.

Todavia, não postarei nada de música folclórica/tradicional, o lance aqui vai ser os índios tomando de assalto a música pop mundial. Veja abaixo alguns exemplos interessantes:

Charley Patton
Um dos alicerces do delta blues e, consequente, da música popular norte-americana, Charley Patton traz muito da África no seu som, mas também dos nativos americanos. Basta ouvir com atenção para perceber.

Redbone
Quarteto formado exclusivamente por indígenas. Chegaram a fazer algum sucesso, sendo "Come And Get Your Love" um super hit.

XIT
Banda americana composta somente por indígenas. O visual do grupo e o peso quase tribal da músicas tem muito da cultura de seu povo. Saiu pelo selo do Earth Wind & Fire. O nome significa "cruz".

Indigenous
Banda de blues da Dakota do Sul. Surgiu no final da década de 1990 e existe até hoje. Quem curte Stevie Ray Vaughan vai curtir.

Los Lonely Boys
Um blues pop com referências latinas de boa qualidade. O ótimo guitarrista Henry é indígena. A música "Heaven" chegou a fazer bastante sucesso.

Blackfoot
Banda formada por descendentes de nativos americanos. Chegou a fazer sucesso na Inglaterra, principalmente entre o público de heavy metal. Eles tem uma cultuada "trilogia animal", lançada entre os anos de 1979 e 1981.

Buffy Sainte-Marie
Cantora e violonista folk canadense que fez bastante sucesso, tendo inclusive sido gravada pelo Elvis Presley. O álbum Illuminations (1969) é bem interessante, principalmente por unir ótimas passagens de violões com experimentações eletrônicas ainda embrionárias.

Willie Dunn
Outro nome canadense da música folk que dedicou grande parte da sua obra aos direitos dos nativos e contra o colonialismo foi o Willie Dunn. Sua voz é poderosíssima.

Link Wray
Ao que consta, Jimi Hendrix era descendente de indígenas. Todavia, como a música dele todos já conhecem, venho lembra de outro guitarrista filho de índios. Me refiro ao grande Link Wray, o pai da guitarra rebelde.

Jesse Ed Davis
Falando em guitarra, lembro também do espetacular Jesse Ed Davis, exímio guitarrista que influenciou até mesmo Duane Allman. Fez carreira acompanhando Taj Mahal, chegou a dividir os palcos com o George Harrison e participou de gravações do John Lennon.

Jimmy Carl Black
Guitarrista do Mothers Of Invention. Na música "Are You Hang Up" ele chega até mesmo a mandar a frase: "Hi Boys and Girls, I'm Jimmy Carl Black and I'm the Indian of the group".

Los Jaivas
Na América do Sul, mais precisamente no Chile, é impossível desassociar grupos como o Los Jaivas da cultura andina.

Testament
Os nativos tem no thrash metal americano o Chuck Billy como um de seus representantes.

Anthrax
Os nativos tem no thrash metal americano o Joey Belladona como outro representante.

Randy Castillo
Mesmo em sua pior fase, o Ozzy Osbourne sempre esteve cercado de excelentes instrumentistas, vide o baterista Randy Castillo, que brilhava no final da década de 1980 ao lado do despirocado ex-Black Sabbath. Muito dizem que o som estrondoso do baterista tinha muito de sua herança tribal indígena.


Acho legal também deixar registrado a influência que a cultura indígena teve na obra do Neil Young, vide o nome de sua banda (Crazy Horse), seus colares, totens nos palcos e até mesmo o disco Zuma (1975). Essa influência também se faz presente nos Doors e no The Cult.

Já no Brasil, o quão próximo chegamos da cultura indígena? Capa de disco da Gal Costa? "Cachimbo da Paz" do Gabriel Pensador? Roots do Sepultura? "Um Índio" do Caetano Veloso? "Tribo Dos Carajás (Arauña Açu)" do Matinho da Vila? Acho que é o Frankito Lopes, o índio apaixonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário