quarta-feira, 26 de abril de 2017

MINHA NAMORADA E MEUS DISCOS MERDA: Ambient 1: Music For Airports, do Brian Eno

Tentei sacanear a Renata e dar um dos discos mais monótonos que já ouvi. Incrivelmente foi o que ele mais gostou.

-------------------------------------------------------------------------------------

por Rena Alves, do Maria D'escrita

Apesar do álbum ter apenas 4 faixas, Ambient 1: Music For Airports é longo. As faixas vão de 8 a 17 minutos e o trabalho é totalmente instrumental.

Pela primeira vez falarei da obra como um todo e não analisando faixas, isso porque, na minha concepção, nesse caso é impossível analisar as faixas separadamente. "1/1", "2/1", "1/2" e "2/2" me fizeram despertar um “gostinho” pela música instrumental. 

Na maioria das vezes eu fico angustiada ou entediada com músicas assim. Curiosamente, o álbum de Brian Eno não só me deixou relaxada como também me manteve calma. As músicas trabalham diferentes sonoridades em cada uma, mas todas me deram a impressão de ter um momento etéreo. Acredito que se eu ouvisse as músicas antes de dormir eu ia sonhar que pulava em nuvens.

Porém, o tempo que tive para analisar o disco foi no trajeto entre o trabalho e a faculdade. Um trajeto longo, feito a pé depois de um dia cansativo. Coincidência ou não, me senti menos cansada e cheguei à aula com mais disposição para participar das discussões.

É claro que vocês sabem que não sou capaz de nenhuma análise técnica, mas acredito que Ambient 1 não foi feito só para aeroportos, mas para todas as idas e vindas do nosso cotidiano. O trabalho é lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário