quarta-feira, 1 de março de 2017

TEM QUE OUVIR: The Damned - Damned, Damned, Damned (1977)

Muito se fala sobre a explosão punk britânica que ocorreu em 1977 através de grupos como Sex Pistols e The Clash. Mas se teve uma banda que genuinamente abriu as portas para a ferocidade do estilo na Inglaterra foi o Damned, justamente com o clássico Damned, Damned, Damned (1977), lançado pela Stiff e produzido pelo Nick Lowe.


Se o single da garageira "New Rose" lançado ainda em 1976 já demonstrava todo o poder de fogo da banda, agora embalado numa das capas mais divertidas do rock, a faixa catapultou essa nova tendência de crueza sonora para todo o país. Outro single importante presente no álbum é a explosiva "Neat Neat Neat".

Na sequência temos "Fan Club", muito próxima de algo que possa ser considerado o ponto zero do psychobilly. Muito mais direta é a dobradinha formada pela insana "I Fall" e a urgente "Stab Yor Back".

A velocidade de "See Her Tonite" é digna de um hardcore. É acachapante a intensidade na execução de "Fish". Numa cadência mais delirante e até mesmo sofisticada está "Feel The Pain", certamente muito influenciada pelo Lou Reed.

A banda desenvolveu novos (e surpreedentes) caminhos no decorrer da carreira, todavia, o álbum de estreia é o melhor registro do grupo em sua formação clássica, contendo o vocalista vampiresco Dave Vanian, o baixista e principal compositor Captain Sensible, o guitarrista Brian James e o baterista porra-louca Rat Scabies.

Clássico do punk rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário