terça-feira, 7 de março de 2017

MAS QUE RAIO É A NEW WAVE?!

Post dessa semana no Maria D'escrita

Semanas atrás a Renata começou com um novo bordão. Toda vez que eu mostro uma música para ela ou falo de alguma banda/artista, ela vem com um "seiii, meio new wave, né?". Pouco importa se é uma banda de black metal norueguesa ou um samba da década de 30, tudo passou a ser new wave. Então, em homenagem a ela, ilustrarei um pouco do estilo neste post.

A new wave é essencialmente um movimento/estilo que despontou após o movimento punk, por volta de 1978. Tem até quem confunda com o pós-punk. Quais as diferenças entre ambos? A new wave é mais "americana", enquanto o pós-punk é mais "inglês". A new wave é pop, dançante e colorida, já o pós-punk é dramático, sombrio e existencialista. Ouça as músicas abaixo e entenda melhor:

Roxy Music - Out Of The Blue
Ainda que seja um grupo do começo da década de 1970, coberto pelo estilo espalhafatoso do glam rock, sintetizadores futuristas e uma ousadia estética que não se prendia a nenhum estilo (o que por si só dá origem ao art rock), tem quem considere o Roxy Music como embrião sonoro da new wave. Faz muito sentido.

Television - See No Evil
No lendário CBGB, berço nova-iorquino do punk rock, muitas bandas se contrapunham a crueza agressiva dos Ramones e Dead Boys. De arranjos elaborados e primorosa execução técnica, o Television foi muito importante para as evoluções do punk rock, pavimentando os caminhos da new wave.

Talking Heads - New Feeling
O mesmo dito para o Television vale para o Talking Heads, só que aqui com mais humor nas composições e com alcance comercial muito maior. Aqui dá pra chamar de new wave sem pestanejar.

Blondie - Heart Of Glass
O Blondie era um grupo curioso. Circulava tanto entre os punks junkies do CBGB, quanto com a alta sociedade do Studio 54. Soava visceral, mas também dançante. E para completar, tinha na linha de frente a linda e talentosa Debbie Harry. É o punk rock encontrando o glamour da discoteca. A new wave nunca fez tanto sentido.

Devo - Jocko Homo
Arranjos pouco convencionais, temática complexa, letras politizadas, capacetes bizarros e, apesar de tudo isso, incrivelmente divertido. Devo fez da new wave não somente entretenimento, mas obra de arte.

The B-52's - Private Idaho 
Eles dançavam, eram divertidos, coloridos, pareciam sexualmente ativos... é a pura new wave.

Eis o básico da new wave. Claro, na década de 80 ela ficou mais abrangente, se entrelaçando ainda mais ao pós-punk e dando luz a outras sub-vertentes, vide synthpop e new romantic. Dessa confusão, são jogados no mesmo saco o Duran Duran, Human League, The Cars, Magazine, PiL, Elvis Costello, Soft Cell, The Police, New Order, Prince, Gang Of Four, Pretenders, dentre outros. No Brasil tínhamos o Lulu Santos, a Blitz e Gang 90. Logo o termo new wave passou a não fazer mais sentido. O estilo envelheceu e hoje sobrevive no legado, na memória saudosista e no flerte estético através dos trabalhos da St. Vincent, MGMT e até mesmo no bom disco After Laughter (2017) do Paramore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário