domingo, 26 de fevereiro de 2017

A MPB NO CLIMA DO CARNAVAL

Post dessa semana no Maria D'escrita

O carnaval chegou! Época de folia, álcool e fluidos corporais. Que tal um momento de descanso? Claro, mas sem abrir mão do clima que rondeia uma das festas mais populares do Brasil. Sendo assim, sugiro a audição de algumas pérolas carnavalescas da música brasileira.

"Carnaval o caralho! Festa de vagabundo que só serve pra parar o Brasil. Vou é me trancar em casa e ficar ouvindo Led Zeppelin e assistindo séries no Netflix!", esbravejou o moralista da vez. Sugiro para essa criatura, ao menos uma vez no ano, abrir mão dessa postura, ir pra rua, conhecer outras pessoas, ocupar a cidade e adentrar culturas diferentes. Apenas uma sugestão.

Sem mais ladainha, vamos para a lista. 10 músicas para animar seu carnaval.

Obs: Evitarei as antigas e famigeradas marchinhas de carnaval para que os sensíveis arautos da moralidade não sintam-se ofendidos. Aqui só o fino da música brasileira.

Paulinho Da Viola - Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida
No final da década de 1960, o espetacular Paulinho da Viola, portelense de coração, fez um samba em homenagem a Mangueira. Seus companheiros de Portela obviamente não ficaram nada felizes. Para amenizar o ocorrido, Paulinho compôs "Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida". Clássico!

João Bosco - Mestre Sala dos Mares
Violonista e interprete genial, João Bosco quando soma forças com Aldir Blanc, forma uma das maiores duplas de compositores da música popular mundial. Regravada por Elis Regina, "O Mestre Sala dos Mares" é um samba enredo que imortaliza João Candido e a Revolta da Chibata.

Gal Costa - Deixa Sangrar
Uma mistura de frevo e psicodelia, com a guitarra do Lanny Gordin falando alto no ritmo do carnaval. Gal Costa não era mole.

Caetano Veloso - Atrás do Trio Elétrico
Mais um vez a guitarra de Lanny serve de sustentação, desta vez para que Caetano mande a emblemática frase "atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu".

Jorge Ben - Taj Mahal
Um clássico que embalada qualquer festa brasileira. Por que não também o carnaval?

Raul Seixas - Aos Trancos e Barrancos
Para desespero dos rockeiros conservadores, o baiano Raul Seixas se joga no carnaval nesta bela e sarcástica faixa.

Gilberto Gil - Toda Menina Baiana
Alguém sabe informar quando começou a axé music? Eu chuto que foi aqui:

A Cor do Som - Zanzibar
O estupendo guitarrista Armandinho, filho musical dos carnavais de Dodô e Osmar, abraça a música pop e cria essa maravilha carnavalesca.

Chico Buarque - Vai Passar
Chico Buarque em mais uma de suas excelentes canções, essa lançada em meio a abertura política. Quem mais usou tão bem a palavra "paralelepípedo" numa música? Adoro o crescer de seu arranjo, como se a cidade toda entrasse no "desfile".

Spok Frevo Orquestra
O frevo mais tradicional encontra a contemporaneidade através da Spok Frevo Orquestra. O fino da música instrumental brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário