quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

TOP 5: Jaco Pastorius

Ontem assisti o filme Jaco (2015), dirigido e financiado pelo Robert Trujillo (ex-Suicidal Tendencies, ex-BLS, ex-Ozzy, atual Metallica) sobre o lendário baixista Jaco Pastorius.

Nem vou me estender sobre a obra. Qualquer um que conhece minimamente a qualidade do músico e suas vicissitudes sabe o potencial do filme.

O que venho fazer aqui hoje é eleger um TOP 5 pessoal (e de certa forma previsível) de grandes momentos do baixista. Vamos nessa!

01: Pat Metheny - Bright Size Life
Se o filme teve uma falha, foi não abordar a gravação do Jaco no disco de estreia do Pat Metheny. Sem dúvida um dos melhores power trios do jazz. Foi com essa faixa que conheci o trabalho do baixista.

02: Jaco Pastorius - Donna Lee
Interpretação histórica do Jaco para a clássica "Donna Lee" (Charlie Parker/Miles Davis). O filme mostra o Bobby Colomby (baterista do Blood, Sweat & Tears e produtor do primeiro disco do Jaco) explicando como o fraseado fluido do baixista lembrava o de instrumentistas de sopro.

03: Joni Mitchell -  The Dry Cleaner From Des Moines
Um dos maiores momentos da história do baixo fretless. Jaco deu nova vida a carreira da Joni Mitchell e ela o colocou nos maiores festivais de música do mundo.

04: Weather Report - Teen Town
Claro que não deixaria de fora essa grande banda de jazz rock. Ao lado de músicos não menos que geniais como Joe Zawinul (teclados) e Wayne Shorter (saxofone), Jaco apresenta essa pérola extremamente climática e dona de frases virtuosas de contrabaixo.

05: Jaco Pastorius - Crisis
A prova de que Jaco não era "apenas" um excelente baixista, mas também um grande compositor e arranjador de visão ampla e complexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário