quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Bandas/Artistas da África do Sul

Perdão aos mais nacionalistas (o último refugio dos canalhas), mas acho irresistível torcer contra um time de frouxos administrado por salafrários. Assim sendo, durante toda as Olimpíadas do Rio, postarei música local dos países adversários da seleção masculina da CBF. Nada contra país, tudo contra a CBF. Pode ser banal, pode ser besta, mas ao menos serve como desculpa para conhecermos um pouco de novas culturas.

Sem mais conversa, vamos logo aos sons sul-africanos.

Ladysmith Black Mambazo
Primeira coisa que vem a mente quando o assunto é música sul-africana é esse grupo, que ganhou fama após trabalhar com o Paul Simon no clássico Graceland (1986). Não faz parte das minhas predileções, mas o disco Shaka Zulu (1987) merece ser escutado.

Miriam Makeba
Uma verdadeira estrela sul-africana, de história grandiosa inclusive fora do país. Uma das maiores vozes a confrontar o apartheid. Fora que não tem como esquecer seu super hit "Pata Pata".

Die Antwoord
Projeto divertido que fez um certo barulho recentemente. É eletrônico, rap, rock, pop... é freak!

BLK JKS
Esse grupo mistura sons e instrumentos típicos locais com uma abordagem rock bem interessante.

Hawk
Grupo bem interessante que chega a misturar elementos percussivos tribais em suas composições. É um hard rock cheio de personalidade.

Freedom's Children
Para quem curte rock setentista fora do eixo, é um prato cheio. Tem elementos psicodélicos dentro de uma forma mais hard.

Suck
Mais uma boa banda de hard rock sententista. Interessante como o país foi prolifero nessa cena.

The Square Set
Sonzera sul-africana ainda da década de 1960. Todavia, sem características local.

Tananas
Fusion recheado de elementos típicos do país.

Robert Calvert
Poeta que fez parte do Hawkwind e tem uma interessante carreira solo.

Wild Youth
Agora começa a sessão mais curiosa deste post: a cena punk rock da África do Sul. Num país onde reinou o Apartheid e teve episódios como o Levante de Soweto, claro que teria uma cena musical contestadora. E isso começou com esse grupo.

National Wake
Mais um grupo de punk rock. Segundo a lenda, o primeiro multirracial do país. Isso durante o Apartheid. Há nas canções um alto teor de contestação ao abordar as contradições, o racismo e o abismo social do país.

Power Age
Para finalizar, não tinha como ser mais claro no nome da faixa: "Stop Apartheid".

Nenhum comentário:

Postar um comentário