quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

TEM QUE OUVIR: Ice Cube - The Predator (1992)

Ice Cube é um gigante. Tem prestigio como MC, letrista, produtor e astro do cinema. É cercado por gente disposta a defende-lo. Definitivamente ele não precisa de elogios de mais ninguém, mas você precisa se atentar para The Predator, ótimo álbum lançado por ele em 1992.


Após atuar na linha de frente do polêmico e influente N.W.A. - grupo difusor do gangsta rap -, Ice Cube debandou para uma carreira solo de picos altíssimos, vide os furiosos Amerikkka's Most Wanted (1990) e Death Certificate (1991). Mas um acontecimento histórico nos EUA deu ao The Predator um significado ainda maior.

O álbum foi lançado em meio aos tumultos raciais ocorridos em Los Angeles, numa guerra direta contra a policia. O combate lírico de Ice Cube foi muito bem recebido por todos os negros oprimidos da América. Não por acaso o disco estreou em primeiro lugar tanto nas paradas de r&b quanto de pop, um feito e tanto para o hip hop.

Esse clima de opressão social é abordado nas espetaculares "We Had To Tear This Mothafucka Up" e "Who Got The Camera?".

O som g-funk tão evidente na época se faz valer na grooveada "Now I Gotta We 'Cha". O single pesado/urgente "Wicked" - com direito a espetacular beat e flow de ragga - teve tamanho alcance que anos depois foi regravado pelo Korn. 

É acachapante a interpretação visceral e a produção enorme em "When Will The Shoot?", com direito a batida clássica de "We Will Rock You" do Queen, só que aqui muito mais funky. A canção é dona de mais um esporro lirico.

A malandragem vocal em "The Predator" traz luz mesmo explorando temas nebulosos. Já a sensibilidade melódica de "It Was A Good Day" faz da faixa um dos grandes momentos do álbum. Uma das melhores "baladas" do hip hop, muito por remontar "Footsteps In The Dark" (The Isley Brothers).

A linha de baixo e os samples vocais em "Gangsta's Fairytale 2" são divertidíssimos. Com participação do duo Das EFX e o groove de Wilson Pickett no sample, "Check Yo Self" é outro destaque.

Agressivo, cheio de balanço e radical, The Predator é um marco do hip hop e um dos pontos altos do Ice Cube (para desespero de Eazy-E). Um disco de força politica e intensidade hardcore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário