sábado, 5 de dezembro de 2015

TEM QUE OUVIR: Beastie Boys - Licensed To Ill (1986)

Ao contrário do que possa parecer para uma juventude menos atenta, o rap nem sempre foi popular. Abordando temas que somente os negros dos subúrbios se identificavam, o estilo cresceu no gueto da indústria. O primeiro salto para o mainstream se deu com o Beastie Boys e seu álbum de estreia, Licensed To Ill (1986).


É verdade que quando o disco foi lançado, a parceria do Run-D.M.C. com o Aerosmith acabara de estourar na MTV. Todavia, foram os três branquelos judeus fãs de Bad Brains e Grandmaster Flash que levaram o hip hop pela primeira vez ao topo da Billboard. O rap finalmente chegara ao grande público.

Um dos grandes responsáveis pelo sucesso dos Beasties Boys foi Rick Rubin, que aperfeiçoou o rap dos moleques, produziu o disco, os colocou numa tour com a Madonna e outros mestres do hip hop (LL Cool J e o próprio Run-D.M.C., por exemplo) e lançou o álbum pela Def Jam, na época um pequeno selo da Columbia.

O trabalho traz muito das influências rockeiras do trio, vide o sample de Black Sabbath em "Rhymin & Stealin", Led Zeppelin em "She's Crafty" e até mesmo a participação do Kerry King do Slayer - que na época também era produzido por Rubin - em "No Sleep Till Brooklyn" (nome em homenagem ao clássico disco ao vivo do Motörhead, No Sleep Till Hammersmith) e no hit "(You Gotta) Fight For Your Right (To Party)", que fez estrondoso sucesso na programação da MTV.

Todavia, os timbres de bateria eletrônica e o estilo de rimar em "The New Style", "Posse In Effect" e "Hold It Now, Hit It", além dos scratchs em "Paul Revere", o clima festivo do miami bass em "Brass Monkey" e a aula de discotecagem em "Time To Get Ill", são a pura essência do rap. Os três estavam naquilo para se divertir e falar besteiras - algumas delas bastante problemáticas -, mas também tinham conhecimento de causa.

O grupo fez trabalhos mais sofisticados e interessantes no decorrer da carreira, mas Licensed To Ill se mantém como pedra fundamental do rap, além de sonoramente divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário