quarta-feira, 23 de setembro de 2015

TEM QUE OUVIR: Eagles - Hotel California (1976)

Lançado um ano antes da explosão do Sex Pistols, Hotel California (1976) do Eagles é a antítese do punk rock.


Oriundos da Costa Oeste americana, o grupo acumulava ótimas vendagens com os discos anteriores. A fama da banda parecia já ter chegado no limite, assim como suas contas bancárias, intrigas internas e devaneios movidos pela cocaína. Cantar sobre o lado destrutivo da fama, coberto por um glamour aos avessos, fez do grupo ainda maior do que já era.

Logo na estreia do excelente Joe Walsh (vindo do James Gang) na banda, ele faz de sua parceria com o Don Felder uma das mais emblemáticas duplas de guitarra da década de 1970. O solo ultra melódico e harmonioso do hit "Hotel California" sem dúvida impulsionou a canção ao topo das paradas de sucesso. É o pop rock perfeito sobre a decadência do sonho americano. Tocou até torrar nossa paciência? Sim, mas é uma boa canção.

Mais puxado para o rock n' roll temos o também sucesso "Life In The Fast Lane" (ótimo riff e groove) e a cadenciada "Victim Of Love" (muito do que viria a ser o hard rock na década seguinte, do Whitesnake a Cinderella, já tava aqui). 

Já as baladas caipiras com forte influencia da música country que consagraram o grupo se mantém em "New Kid In Town".

Ultra bem produzido e de arranjos pomposos, Hotel California não serve de exemplo de atitude sonora no rock, mas explica sua época. Eis o último prego no caixão do classic rock. Que venha o punk rock!

Nenhum comentário:

Postar um comentário