quarta-feira, 16 de setembro de 2015

TEM QUE OUVIR: Dolly Parton, Linda Ronstadt & Emmylou Harris - Trio (1987)

Quando artistas consagrados se reúnem num mesmo projeto é comum gerar desconfiança. Afinal, não foram poucos os que usaram de tal artimanha apenas para engordar suas contas bancárias com reuniões picaretas. Todavia, isso não acontece em Trio, disco lançado em 1987 que reuniu Dolly Parton, Linda Ronstadt e Emmylous Harris, as três principais estrelas da música country americana.


Diferente de outras reuniões, aqui ao menos a sensação é de compromisso com a arte. Tanto que não havia outro motivo para o encontro, já que sozinhas as três estavam na época acumulando bons resultados mercadológicos. O problema delas na época era sonoro, já que suas músicas se mostravam pasteurizadas, diluídas em arranjos convencionais de música pop, caídas num limbo perigoso e precisando volta para a essência da música country, que todas fizeram tão bem na década de 1970.

Com um time de estrelas formado pelo que de melhor havia nos estudios de Nashville, é possível encontrar Ry Cooder, Albert Lee e David Lindley revezando entre guitarras, violões, bandolins, slides e tantos outros instrumentos de cordas. O requisitado baixista Leland Sklar também dá as caras.

Se isoladamente as três estrelas não decepcionam, em conjunto a qualidade se eleva com a criação de harmonias vocais lindíssimas para composições preciosas de Phil Spector ("To Know Him Is To Love Him"), Linda Thompson ("Telling Me Lies") e Jimmy Rodgers ("Hobo's Meditation").

Arranjos delicados e melodias que remetem claramente ao interior americano encantam em "The Pain Of Loving You", "Making Plans", "Wildflowers" e "Those Memories Of You". Sobra espaço até para a singelamente orquestrada "I've Had Enough".

O trabalho ainda guarda nas mangas três canções tradicionais da música folclórica americana: "Rosewood Casket", "My Dear Companion" e o hino gospel "Farther Along", que fecha brilhantemente o álbum.

Com um mais de 4 milhões de cópias vendidas e um Grammy na mala, Trio tornou-se um dos principais discos da música country. As três tentaram repetir o sucesso lançando a continuidade da obra em 1999, mas o impacto não foi o mesmo. Culpa da tal picaretagem comentada no começo do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário