segunda-feira, 31 de agosto de 2015

TEM QUE OUVIR: LCD Soundsystem - Sound Of Silver (2007)

Ao darmos de cara com as novas bandas de indie rock presentes nos principais festivais de música do mundo, observamos que o rock "dançante" voltou a fazer parte do cardápio da molecada. Mas nada que lembre o auge do New Order. Hoje tudo mais parece um dance-rock oriundo do "poperô" de músicos-publicitários. Mas sempre existirá a ovelha negra pronta para oferecer dignidade a novas tendências. LCD Soundsystem é a principal dessa geração pós 2000.


Com um aclamado disco de estreia na bagagem, Sound Of Silver (2007) é aquele típico segundo trabalho que vem para consolidar o nome da banda. O talentoso James Murphy é quem lidera não só o grupo, mas também a DFA Records, gravadora que lançou não só esse álbum, mas diversos outros artistas - vide Hot Chip e The Rapture -, incluindo remixes para Nine Inch Nails, Gorillaz, The Chemical Brothers, dentre outros.

A mistura de Kraftwerk, Brian Eno e Talking Heads fica evidente desde a abertura com "Get Innocusous!". O ritmo dançante, a melodia vocal grudenta, a produção encorpada e os arranjos cuidadosos cercam canções como "Time To Get Away" e o ótimo single "North American Scum".

Como um revival da new wave, "Someone Great" é de pura eficácia sonora. O mesmo vale para as fantásticas "Watch The Tapes" e "All My Friends", sendo a última escolhida pela Time como a melhor canção do ano.

Além de ter sido um sucesso de público, Sound Of Silver recebeu também elogios da mídia - Uncut, NME, The Guardian -, que elegeu como o principal álbum do ano. Preciso dizer qual trabalho levou o Grammy de melhor disco de música eletrônica/dance?

Nenhum comentário:

Postar um comentário