terça-feira, 18 de agosto de 2015

TEM QUE OUVIR: Jane's Addiction - Ritual De Lo Habitual (1990)

O Jane's Addiction saiu do ambiente alternativo de Los Angeles para disputar o posto de uma das principais bandas do rock. Assinaram com uma grande gravadora e lançaram um cultuado álbum de estréia - Nothing's Shocking (1988), pela Warner -, que pavimentou a estrada do promiscuo cenário alternativo ao mainstream da MTV. Com Ritual De Lo Habitual (1990), o segundo disco do grupo, o caminho já estava trilhado e o resultado sonoro foi ainda melhor.


Indo na contra-mão do hard rock óbvio, o Jane's Addiction abusou de diferentes influências para construir seu som. A abertura explosiva de "Stop!" já desperta o ouvinte para uma abordagem funkeada do hard rock. O mesmo acontece na divertida "Been Caught Stealing".

Dave Navarro é um guitarrista rítmico talentoso, criador de bases que transitam pelo funk e o heavy metal. Já seus solos insanos trazem ao virtuosismo da época elementos delirantes do rock psicodélico. Isso fica evidente na épica "Three Days".

Se o lado acústico impera em "Classic Girl" e experimentações com a música oriental surpreendem em "Of Course", a banda soa poderosa em canções como "No One's Leaving" e "Ain't No Right", além de progressiva em "Then She Did...", sendo sustentada pela ótima cozinha formada por Stephen Perkins (bateria) e Eric Avery (baixo). Todavia, quem reina na linha de frente é o enigmático vocalista Perry Farrell, que entre doses de heroína, letras surreais e uma postura que funde Mick Jagger com Iggy Pop, se destaca na performance de "Obvious".

Ainda que a banda não tenha segurado a onda e seus problemas internos tenham eclodido pouco depois do lançamento do disco, ela tornou-se a ponte de ligação do Guns N' Roses para o Nirvana, sendo Ritual De Lo Habitual um marco do rock alternativo. Com o fim do grupo, Navarro teve uma boa passagem pelo Red Hot Chili Peppers e o Farrell deu luz ao festival Lollapalooza. Entretanto, a grande contribuição de ambos está mesmo no Jane's Addiction.

Nenhum comentário:

Postar um comentário