sábado, 22 de agosto de 2015

TEM QUE OUVIR: Daft Punk - Homework (1997)

Desde os tempos de Pierre Schaeffer, a França está na crista da onda da música eletrônica. Em meados da década de 1990, isso se confirmou novamente através do Daft Punk, duo de mascarados formado por Guy-Manuel de Homem-Christo - que raio de nome é esse? - e Thomas Bangalter, que despontou através de singles lançados pelo pequeno selo escocês Soma.


Entre os singles estava "Da Funk", um hino das boates e, posteriormente, quando lançado no álbum de estreia do grupo - Homework, de 1997, ano seminal para consolidação da música eletrônica -, um clássico das raves, assim como "Rollin' & Scratchin'", outra faixa dessa primeira leva.

A house nunca soou tão retro-futurista. Isso porque o grupo se apropriou da disco music setentista e do synthpop oitentista para fazer deles ritmos do novo milênio. A isso se deu o nome de french house. Tudo isso pode ser conferido no hit "Around The World", faixa que ganhou o público na base da insistência melódica altamente repetitiva e, consequentemente, dançante. Lógico que o clipe lúdico também ajudou na popularização do grupo. 2 milhões de cópias vendidas foi o resultado.

Havia nas entranhas da dupla influência de rock alternativo, hip hop, p-funk, techno e acid house, além de timbres típicos dos sintetizadores Roland TB-303 e vocais robotizados (vocoders) oriundos do Kraftwerk. Muitas dessas referências são citadas na reverencial "Teachers".

Electro, techno, house ou simplesmente música pop. Não importa sua preferência, esse clássico da música eletrônica tem tudo que precisa para agradar o ouvinte. Tão minimalista quanto estrondoso e certeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário