sábado, 25 de julho de 2015

TEM QUE OUVIR: Pet Shop Boys - Behaviour (1990)

Quando o assunto é música pop, os ingleses são imbatíveis. Seja buscando performances complexas, arranjos ousados, timbres modernos ou climas dançantes, algo na água britânica favorece seus artistas. Pet Shop Boys que o diga. O duo foi seminal para evolução da música pop, sendo seu disco Behaviour (1990) um clássico da virada da década.


Embora Neil Tennant e Chris Lowe sejam as figuras centrais do Pet Shop Boys, eles sempre contaram com participações determinantes para moldar a própria sonoridade. No caso do Behaviour, o quarto disco do grupo, é Johnny Marr, eterno guitarrista dos Smiths, que dá as caras na intensa "This Must Be The Place I Waited Years To Leave" e na melancólica "My October Symphony".

O brilhante compositor/arranjador Angelo Badalamenti colabora com orquestrações épicas/grandiosas, vide principalmente "Only The Wind". O clima de Twin Peaks já está aqui. Canção maravilhosa.

É exuberante a forma em que o disco percorre entre o dançante e o introspectivo, sempre melódico e expondo timbres rebuscados (e um pouco datados). Tais qualidades se fazem presentes na doce "Being Boring", um hino do synthpop, de melodia altamente fixante, guitarras à la Shaft, aconchegante batida techno e exuberante arranjo.

Nada mais inglês que a melodia pop da balada "To Face The Truth" e o clima típico das noites frias da encorpada "How Can You Expect To Be Taken Seriously?".

Muito associado ao público gay, falha quem ignora a força deste duo impecável na arte de fazer música pop. Pior que ser preconceituoso, é ser duplamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário