terça-feira, 30 de junho de 2015

Meus 3 baixistas de rock prediletos estão mortos, mas são suas carreiras solo que precisam ser desenterradas

Ontem morreu Chris Squire, um dos meus baixistas prediletos desde sempre. Sua morte inesperada (aos 67 anos) marca o fim do Yes (assim espero, não me venham com picaretagem), grupo fundamental do rock progressivo, que teve as rédeas comandadas pelo baixista desde sua fundação.

O mais estranho dessa morte é que me dei conta que meus três baixistas de rock prediletos já se foram, sendo que dois deles num período de um ano. Pensando nisso, dedicarei esse post aos três maravilhosos músicos que me tanto inspiraram, chegando a influenciar nos meus limitadíssimos dotes enquanto contrabaixista.

Um adendo: ao invés de percorrer por suas já manjadas bandas, trago aqui suas subestimadas carreiras solo. Vamos a elas:

Chris Squire
Manda chuva do Yes, a carreira solo de Chris Squire não difere tanto do seu grupo. Seu Rickenbacker de timbre robusto, as belas melodias (tanto vocais, quanto de baixo), sua sofisticação no quesito arranjo, além da enorme capacidade técnica, salta aos ouvidos no obscuro Fish Out Of Water (1975). Quem gosta de rock progressivo não pode passar batido pela obra.

Jack Bruce
Já disse mais de uma vez aqui no blog e repito: a carreira solo do Jack Bruce é de audição obrigatória para qualquer um que goste de música, independente do estilo. Sem dúvida é a melhor carreira solo de qualquer membro do Cream (veja bem, disse "solo", não me refiro a todos os trabalhos feito pelos integrantes fora do grupo). Soul, jazz-rock, pop, blues, progressivo, psicodelia... seus três primeiros brilhantes (e subvalorizados) discos solo tem tudo isso, com direito a arranjos primorosos e interpretação avassaladora de Jack Bruce tanto nos vocais quanto, é claro, no baixo.

John Entwistle
O menos lembrando membro do The Who é também um dos grandes baixistas da história do rock. Méritos de um grupo com integrantes tão destacáveis (esse mesmo fenômeno acontece no Led Zeppelin). Arranjador de mão cheia e multi-instrumentista, Entwistle tem em seu brilhante primeiro disco solo - Smash Your Head Against The Wall (1971) - o exemplo de seu enorme talento. Desdobrando entre vocais, trompetes, percussão e teclados, Entwistle não deixa de atacar seu baixo de timbre enorme em faixas que percorrem o hard rock e o rock psicodélico.

Apenas para registro, completando minha lista de baixista de rock prediletos estão Paul McCartney, John Paul Jones e Geezer Butler. Felizmente esses estão vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário