quinta-feira, 5 de março de 2015

TEM QUE OUVIR: The Sonics - Here Are The Sonics (1965)

Numa descrição rápida, Here Are The Sonics (1965) do Sonics pode ser explicado como "o punk antes do punk, o grunge antes do grunge". Só por isso ele já merece estar na discoteca básica de qualquer um.


Influenciados por Jerry Lee Lewis e Little Richard, esse quinteto do isolado noroeste americano, mais precisamente de Seattle (pois é!), adotou a postura Do It Yourself antes mesmo da ideia se difundir. Montaram uma banda, ensaiaram na garagem e passaram a tocar pela região, já que nenhum outro artista se propunha a viajar até lá em meados da década de 1960.

Se a atitude já transborda punk rock, o som então é de fazer os ouvidos sangrarem. A bateria mais parece um trator desgovernado descendo ladeira abaixo. A distorção da guitarra faz os Kinks soarem uma banda folk (embora os ingleses fossem influência para o Sonics). Os vocais berrados e as letras sobre anfetamina ("Strychine") são ainda hoje surpreendentes. Já o inusitado sax dobrando os riffs de guitarra faria John Coltrane repensar a cacofonia.

Em meio a esse caótico e maravilhoso barulho temos a clássica "The Witch", versões acachapantes para "Roll Over Beethoven" e "Good Golly, Miss Molly" e as não menos que geniais "Hoss Boss", "Dirty Robber" e "Psycho".

Como tudo que foge a regra, a banda não fez sucesso comercial algum, tendo se dissolvido poucos anos depois. Seus integrantes só foram voltar a tocar 40 anos depois do lançamento deste álbum. Neste meio tempo, integrantes dos Stooges, MC5, Ramones, The Cramps, Nirvana, The Hives e Jack White ouviram o disco até furar. O grande clássico do garage rock sessentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário