sexta-feira, 27 de março de 2015

TEM QUE OUVIR: The Cramps - Songs The Lord Taught Us (1980)

Sinopse: um casal que exala sexo, fanático por grupos obscuros de garage rock e filmes B de terror, se une a dois malucaços de Nova York para montar uma banda. Não consegue imaginar no que isso vai dar? Nem precisa! Basta escutar Songs The Lord Taught Us, disco de estreia dos Cramps.


Não espere qualidade técnica de execução, muito menos de gravação. Embora o disco tenha sido produzido por Alex Chilton, a sonoridade passa longe da sofisticação do Big Star. Todavia, as composições e a energia presente no disco são de força inquestionável.

Logo de cara "TV Set" já demonstra a sujeira básica e divertida que o grupo liderado por Lux Interior (voz) e Poison Ivy (guitarra) propunha, mesmo cantando sobre um bizarro psicopata.

Influenciados por rockabilly, garage e surf rock, a banda surgiu em meio ao movimento punk. Nada mais óbvio então que os estilos se fundiram, temperado por alucinógenos e noites frenéticas. Nascia assim o psychobilly. Faixas como "Rock On The Moon" resumem perfeitamente essa abordagem sonora.

O amor do casal pelas décadas de 1950 e 1960 é manifestado em "Strychnine" do Sonics (muito antes do grupo virar cult), além de"Tear It Up" (Johnny Burnette) e "Fever" (Little Willie John).

Frasista genial, Lux cospe letras bem boladas, como a de "Mystery Plane". Em alguns momentos surgem referências do cinema de terror, vide "What's Behind The Mask".

Impossível não ficar alucinado com a guitarra imunda de "Sunglass After Dark", o riff/solo paranoico recheado eco de "Garbageman" e o ritmo dançante "The Mad Daddy".

O Cramps foi uma das melhores bandas da história do rock. Muito mais por sua atitude nos palcos e pegada visceral do que por obedecer padrões estéticos/sonoros. No final, é disso que se trata o rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário