terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

TEM QUE OUVIR: Dead Kennedys - Fresh Fruit For Rotting Vegetables (1980)

Os EUA entraram na década de 1980 rumo a caretice violenta de Ronald Reagan. Todavia, muitos artistas não pareciam se incomodar com a ascensão do conservadorismo. Até mesmo o punk rock, que na Inglaterra se mostrava tão contestador, na América continuava a apostar nas loucuras junkies e, quando tomava posição, era em defesa de Reagan, vide respectivamente a postura de Dee Dee e Johnny Ramone. Liderado por Jello Biafra, o Dead Kennedys surgiu para trazer rebeldia politica ao punk rock norte-americano, a começar pelo impactante nome da banda.


Lançado pela Alternative Tentacles, lendária gravadora de seu líder/vocalista, Fresh Fruit For Rotting Vegetables (1980) é não somente o disco de estreia da banda, mas também o alicerce do hardcore.

Embora fosse explicitamente uma banda punk, instrumentalmente eles não se limitam aos básicos três acordes. Com humor ácido e velocidade descomunal, o grupo flerta com o garage rock e a surf music, o que é natural para uma banda oriunda da Califórnia. Essa abordagem fica evidente nas divertidas "Let's Lynch The Land Lord", "Chemical Warfare" e na icônica "Holiday In Cambodia", canção misteriosa, intoxicante e memorável.

O discurso selvagem, sagaz e cômico de "Kill The Poor" e "I Kill Children" caiu feito uma luva para o momento político da época. Nem mesmo o governador democrata Jerry Brown ficou impune diante da voz aguda, anasalada e bizarra do Biafra, vide o que acontece na clássica "California Über Alles", dona de introdução e refrão poderosos. Alias, sua interpretação eufórica beira o absurdo em "Stealing Peoples' Mail". Já em "Viva Las Vegas" ele aposta no seu conhecido humor canastrão.

A intensidade das aceleradas "Forward To Death", "When Ya Get Drafted" e "Your Emotions" não deixa pedra sob pedra. Os riffs estranhíssimos de East Bay Ray (guitarra) e Klaus Fouride (baixo) em "Ill In The Head" e a bateria animalesca do Ted em faixas como "Drug Me" evidenciam a criatividade instrumental do grupo. É um petardo atrás do outro, soando abrasivo mesmo décadas após o lançamento.

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