quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

TEM QUE OUVIR: Aerosmith - Toys In The Attic (1975)

Responda rápido: qual o maior grupo de rock dos EUA? Levando em conta os vários bons discos, as turnês gigantescas, o apelo midiático inquestionável, a popularidade sempre acima da média, além dos causos que dariam uma trilogia cinematográfica, responder Aerosmith não parece absurdo.


É fato que o grupo demorou para encontrar sua identidade. Todavia, ao misturar Rolling Stones com New York Dolls, a banda moldou o hard rock, influenciando inúmeras bandas que surgiriam anos depois (Guns N' Roses, só para citar uma) e envelhecendo as bandas anteriores (Led Zeppelin, só para citar uma). O Aerosmith era acima de tudo energia, crueza e loucura.

Em seu terceiro disco, Toys In The Attic (1975), o grupo finalmente reuniu um repertório acima da média. Como passar ileso diante de rocks certeiros como "Adam's Apple", "No More No More" e da faixa titulo?

Se em "Round And Round" a banda soa quase heavy metal, em "Big Ten Inch Record" eles se entregam as raízes do rockabilly. Mas o mais curioso acaba sendo a batida reta, letra corrida e o balanço quase funk da emblemática "Walk This Way", que anos depois seria regravada em parceria com o Run-D.M.C., dando origem a fusão do rap com o rock. Aqui, em sua versão original, ele é suficientemente sensacional.

Os toxis twins, como era chamada a dupla junkie formada por Steven Tyler e Joe Perry, é intensa respectivamente nos vocais agudos e riffs/solos certeiros de guitarra, sempre com influência do blues, mas com uma pegada mais visceral e grooveada. Todavia, o grande instrumentista da banda é o subestimado baixista Tom Hamilton. Suas linhas melódicas chamam atenção desde a sacana "Uncle Salty", passando pela clássica introdução de "Sweet Emotion".

Se no decorrer da carreira - sem duplo sentido - o grupo percorreu por caminhos questionáveis que renderam longevidade a banda, a inquestionável boa fase musical do Aerosmith está nos longínquos trabalhos da década de 1970, sendo Toys In The Attic possivelmente o principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário