quinta-feira, 27 de novembro de 2014

TEM QUE OUVIR: Neil Young - On The Beach (1974)

Após o sucesso comercial e artístico do álbum Harvest (1972), criou-se uma expectativa para o que o Neil Young estaria fazendo. Já tratado do vício em heroína e superando a perda de amigos para as drogas - incluindo o parceiro de Crazy Horse, Danny Whitten -, On The Beach (1974) é a lágrima cristalina de uma fase melancólica do artista, comumente chamada de ditch trilogy.


Embora de voz frágil, "Walk On" soa como um convite à superação. Todavia, a tristeza parece enraizada na doce balada caipira "See The Sky About To Rain" - com direito ao pedal steel fabuloso do Ben Keith - e na ritmicamente arrastada "On The Beach", que traz um dos grandes momentos na guitarra do Neil Young.

Os membros da The Band - Levon Helm (bateria) e Rick Danko (baixo) -, além de David Crosby (guitarra), colaboram em "Revolution Blues", que faz referência ao psicótico Charles Manson. O blues também dita o ritmo na ótima "Vampire Blues" - dona de um solo de guitarra estranhíssimo - e na longa "Ambulance Blues". Já a vibe rural puxada para a country music está presente no banjo de "For The Turnstiles".

O clima depressivo que rondava o artista não foi desta vez bem recebido pela crítica e as vendas do disco não corresponderam a expectativa. Todavia, após o Neil Young relutar durante anos em relançar a obra, o álbum ganhou seu devido reconhecimento, muito graças a sinceridade das composições e da interpretação, que captam a ressaca da contracultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário