sábado, 25 de outubro de 2014

TOP 5: Jack Bruce (1943 - 2014)

Jack Bruce morreu! Um dos melhores instrumentistas e compositores da sua geração partiu desta para melhor após cumprir sua cota de genialidade aqui na Terra.

Neste post evitarei discurso e priorizarei sua música. Selecionei cinco faixas que mostram toda a grandeza do Jack Bruce, seja como compositor, baixista (um dos meus prediletos, diga-se de passagem), cantor e/ou arranjador.

R.I.P. Jack Bruce.

01: Cream - Tales Of Brave Ulysses (live)
O Cream não poderia ficar de fora da lista, mas qual música (ou quais) escolher? Optei por somente uma, até mesmo para evidenciar trabalhos do Jack Bruce que são menos reverenciados. Aqui, numa apresentação ao vivo, o entrosamento do grupo é perfeito. A sonoridade passa naturalmente pelo blues, rock psicodélico e jazz. A maior banda ao vivo do seu tempo. Power trio clássico.

02: Jack Bruce - Never Tell Your Mother She's Out Of Tune
Carreira solo brilhante, que percorre pelo jazz rock, pop, blues rock e soul. É aqui que ele demonstrou com mais liberdade seu enorme talento como compositor e arranjador, obviamente sem deixar de lado seu precioso baixo. Não deixem de escutar os discos Songs For A Taylor e Harmony Row.

03: Frank Zappa - Apostrophe'
Timbre de baixo fantasmagórico, absurdamente pesado (ainda mais pra época) e insano. Simplesmente fantástico.

04: Lou Reed - Men Of Good Fortune
Linha de baixo maravilhosa. A melodia é precisa, encaixando perfeitamente nessa que é uma das melhores canções do Lou Reed.

05: Jack Bruce - Rusty Lady
Entre volta do Cream e projetos com Vernon Reid e Gary Moore, Jack Bruce não abandonou sua carreira solo, tendo lançado até mesmo nesse ano um ótimo disco. A prova de que sua morte é triste não só pelo seu passado genial, mas também pela sua relevância atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário