sexta-feira, 10 de outubro de 2014

TEM QUE OUVIR: Queen - Sheer Heart Attack (1974)

O Queen estava na crista da onda em 1974. Já tinham acertado em cheio com seu segundo álbum - Queen II, já presente no "Tem Que Ouvir" deste humilde blog -, mas foram ainda mais longe com Sheer Heart Attack. O sucesso comercial batia pela primeira vez as portas do grupo.


Se sua capa glam rock contendo quatro homens suados é um tanto quanto cafona, o repertório por sua vez é de excelência invejável.

A voz aguda do Freedie Mercury em "Brighton Rock" é embalada por trejeitos operísticos e deságua num intenso solo de guitarra preenchido por delay. Tipicamente Brian May.

A grande quantidade de overdubs vocais em faixas como "Flick Of The Wrist", "Bring Back That Leroy Brown" - meio zappiana/opereta/cabaret/vaudeville - e "Misfire" - uma entre tantas pérolas do subestimado John Deacon - servem de forma esplêndida aos arranjos das canções.

Como ignorar o vocal convicto do baterista Roger Taylor em "Tenement Funster"? Mas com o Freedie Mercury na banda fica difícil sobressair, ainda mais numa fase de maravilhosas interpretações, vide as curtinhas/lindas "Lily Of The Valley" e "Dear Friends".

O peso do grupo é sentido na explosão hard rock de "Now I'm Here" e na quase thrash metal "Stone Cold Crazy" (riffão!). Impossível também não destacar a épica - e dona de produção impressionante - "In The Lap Of The Gods" e a grandiosa "In The Lap Of The Gods... Revisited".

Mas nada é tão alucinante quanto "Killer Queen". São poucos os singles que superam a qualidade da canção em todos os quesitos possíveis: composição, interpretação - que voz, que piano, que solo de guitarra! -, arranjo e produção. Um dos pontos altos do rock e da música pop de todos os tempos.

Descrever cada faixa é chover no molhado. Fato é que neste disco a banda como um todo não erra. Simples assim, fantástico assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário