quarta-feira, 29 de outubro de 2014

TEM QUE OUVIR: Meat Puppets - Meat Puppets II (1984)

Costumo brincar dizendo que algumas bandas são "tudo que o Nirvana queria ser". Entre Pixies, Sonic Youth, Teenage Fanclub e Dinosaur Jr., está principalmente o Meat Puppets.


Filhos do classic rock, mas oriundos da cena hardcore, o grupo chamou atenção do Greg Ginn (Black Flag) que os levou para a sua gravadora, a SST Records. Depois de um primeiro disco barulhento, a banda desenvolveu um estilo próprio no segundo trabalho, Meat Puppets II (1984). 

Os irmãos Curt e Cris Kirkwood não negam a típica caipirice americana em suas composições. Ora ou outra a banda pende para o rockabilly turbinado ("Split Myself in Two"), country music ("Magic Toy Missing", "Lost" e "Climbing") e o southern rock ("We're Here" e "The Whistling Song"), isso sem abandonar o espírito e a atitude visceral do hardcore, como fica explicito principalmente em "New Gods". Já as instrumentais "Aurora Borealis" e "I'm a Mindless Idiot" são inrotuláveis e desconcertantemente fantásticas.

Kurt Cobain, que ajudou a trazer o grupo para os holofotes através de menções em entrevistas e do convite para o MTV Unplugged do Nirvana, sempre aparentou querer fazer parte de uma banda com as proporções sonoras e comercias de Meat Puppets. As três canções do grupo interpretadas no show acústico da banda grunge estão presentes neste disco. São elas as surreais "Plateau", "Oh, Me" e "Lake Of Fire".

Meat Puppets II é o perfeito cruzamento de Neil Young e Grateful Dead com Dead Kennedys e Ramones. Tem como isso dar errado? Um clássico cult do hardcore/rock alternativo que precisa ser mais conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário