quarta-feira, 29 de outubro de 2014

TEM QUE OUVIR: Isaac Hayes - Hot Buttered Soul (1969)

Tem quem não saiba, mas antes do Isaac Hayes lançar a fantástica trilha sonora para o filme Shaft (1971), de proporcionar a linda orquestração de "Ike's Rap II" - sampleada tanto pelo Portishead ("Glory Box") quanto pelos Racionais MC's ("Jorge da Capadócia") - e de emprestar sua voz para o personagem Chef (South Park), ele já desbravava a soul music através do emblemático Hot Buttered Soul (1969).


Lançado num momento em que grupos como o Grateful Dead trabalhavam em intermináveis jams, Isaac Hayes explorou a soul music sem se limitar a estruturas pré estabelecidas do mercado. A Stax corajosamente não rejeitou a ideia e bancou o projeto. Como resultado tivemos quatro longas e maravilhosas canções.

A magia do disco já começa pela simples e icônica capa, estampando a cabeça iluminada de Isaac Hayves. Servindo as composições, o grupo The Bar-Kays distribui balanço e sofisticação na execução.

Burt Bacharach e Hal David (sempre eles!) aparecem enquanto compositores da apaixonante/sexual/tarantinesca "Walk On By", canção de groove contido e preciso, contendo belos timbres de guitarra e teclados, linha de baixo envenenada e arranjo cinematográfico. É uma abertura épica perfeita para o que estaria por vir.

Se o blues funkeado recheado de wah wah de "Hyperbolicsyllabicsesquedalymistic" é reconhecido através dos samples de Public Enemy e Notorious B.I.G., "By The Time" por sua vez é um rap legitimo. Seu longo discurso inicial falado é um dos alicerces sonoros do hip hop. É preciso também destacar a doçura arrojada da ótima balada pop "One Woman".

Muito melhor que justificar a excelência do disco, é ir direito a fonte e ouvi-lo. Um épico da black music.

Nenhum comentário:

Postar um comentário