domingo, 14 de setembro de 2014

TEM QUE OUVIR: Gram Parsons - Grievous Angel (1974)

Gram Parson construiu em curto período de vida uma obra de prestigio, fosse através dos Byrds, Fying Burritos Brothers ou carreira solo. Em meio a doses desenfreadas de drogas, o artista sucumbiu em 1973, deixando registrado o ótimo álbum póstumo Grievous Angel (1974), uma pérola da música americana.


O disco é calcado na country music. Para isso, Gram Parson contou com um time de música acima da média, dentre eles o lendário guitarrista James Burton, o pedal steel de Al Perkins e a voz impecável de Emmylou Harris, que somada ao timbre de Gram, forma uma harmonia vocal aconchegante. 

Entre os principais momentos da música country estão "Return Of The Grievous Angel", "Love Hurts" e "Brass Buttons". A doçura melódica e a interpretação sensível chegam a um ponto emocionante em "Hearts On Fire" e "$1,000 Wedding", ambas transparecendo doses de amargura e depressão. Mas o trabalho contém também a energia do rock, mais especificamente em "I Can't Dance" e "Ooh Las Vegas".

O disco não foi o sucesso esperado, mas tocou em cheio o coração de diversos artistas, vide os Rolling Stones - Keith era inclusive amigo de Gram -, Eagles, Elvis Costello, Lemonheads e Wilco, que beberam do country rock deste trabalho apaixonante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário