quinta-feira, 31 de julho de 2014

Humoristas e a música

Ontem morreu Fausto Fanti, o comediante por trás dos personagens Renato, Padre Gato, Nego da Porra, Palhaço Gozo, o Filho do Capeta, o apresentador do Jornal Jornal, dentre tantos outros, todos do programa Hermes e Renato, o maior grupo de humor brasileiro pós Casseta & Planeta. Como forma de homenagem, postarei aqui algumas canções memoráveis feitas por humoristas. É claro que algumas são tosquices puras, mas nem por isso deixam de ser engraçadas.

Em breve faço um post com músicos que fizeram canções bem humoradas.

Massacration - Metal Is The Law
Uma sátira perfeita ao heavy metal melódico. Fãs radicais do Angra e Manowar não veem graça, da mesma forma que narcisistas se admiram no espelho sem perceber.

Também Sou Hype - Bichinho de Matar com Pedra
Cansei de Ser Sexy (e muito do indie atual) nunca foi tão bem explicado quanto aqui.

"Unidos do Caralho a Quatro"
Lindo samba-enredo em homenagem ao... caralho (!!!).

Banda Coração Melão - "Pira Pira Piro"
"Juliano, qual a sua música predileta da axé music?". Resposta:

"Jesus Negão"
Tem que ter coragem para fazer piada com Jesus, racismo, avacalhar os Racionais MC's e o rap nacional em geral. Um tapa na cara nos "limites do humor". Com direito a célebre frase "o melhor álbum dos Beatles é o branco, o pior do Metallica é o preto".

"Gaiola das Cabeçudas"
O funk carioca encontra o erudito. Tem quem não goste, mas eu curto o Marcelo Adnet.

Os Originais do Samba
Como esquecer do Mussum e seu genial Os Originais do Samba? Tá certo que aqui não é um humor escrachado, mas sim a inclusão de letras engraçadas em sambas de primeira. Inclusive, o Mussum foi antes sambista e só depois se consagrou como humorista do grupo Trapalhões. Vale uma pesquisa apurada no som do grupo.

Jô Soares
Seja com diretor, ator, escritor ou apresentador, Jô Soares sempre guarda traços de humor em sua obra. Na música não foi diferente. "Vampiro" é uma pérola obscura do rock nacional.

Falcão
Esclareçam uma duvida: Falcão, o brega, é antes cantor ou humorista? Deixo a dúvida no ar. Sobre a música, eu vejo graça e gosto muito. Tremenda figura.

Tiririca - Florentina
Uma das mais fortes lembranças da minha infância é de escutar pela primeira vez essa canção e não conseguir parar de rir. Fiquei gargalhando mesmo. Nada ali fazia sentido. Hoje pode ser besta, mas na hora foi um absurdo.

Baianos e Os Novos Caetanos
Chico Anysio, ao lado do Arnaud Rodrigues e Renato Piau, avacalhando os baluartes da música brasileira. Não preciso dizer mais nada. Fez muito sucesso na época.

Chaves
As músicas do Chaves não são tão engraçadas quanto o programa em si. Na verdade são até um tanto quanto melancólicas. Ainda assim, tenho carinho por canções como essa:

Chaplin e Keaton
Não é exatamente uma música, mas uma atuação sensacional dos dois maiores comediantes do cinema mudo: Charles Chaplin (que diga-se de passagem, era o compositor das trilhas sonoras de seus filmes) e Buster Keaton. A suposta rivalidade foi aqui encerrada com uma "performance" musical. Cena clássica da história do cinema presente Luzes da Ribalta (Limelight) de 1952.

Spinal Tap
Uma piada tão perfeita que muitos nem perceberam que era humor. Depois do filme, o rock nunca mais foi o mesmo. E fica a dúvida, é comédia ou é documentário?

Monty Python
É claro que eu não poderia deixar os maiores nomes do humor de todos os tempos, ao menos no que se diz respeito ao humor escrachado, sem pudor e limites. Lembrando que o Neil Innes colaborou muito com os humoristas. Fora que "Always Look On The Bright Side" é um clássico da canção popular inglesa.

Tenacious D - Kickapoo
Imagine se o Pete Townshend fosse comediante, abobado e amigo do Ronnie James Dio. O resultado seria esse. O Jack Black tem seu carisma.

Dethklok
Hoje o Brendon Small tem tanto respeito na indústria da comédia quanto da música, mas ele começou fazendo humor. No Dethklok ele junta suas duas paixões neste que é um dos mais rentáveis projetos de death metal atual. Fora que musicalmente é uma porrada acachapante. Diga-se de passagem, Gene Hoglan é quem toca bateria nas gravações. Vale conferir o desenho Metalocalypse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário