sábado, 7 de junho de 2014

TEM QUE OUVIR: Bee Gees - Odessa (1969)

O mundo da música é repleto de caricaturas, sendo que algumas partem do próprio público. O Bee Gees é dos melhores exemplos, visto que grande parte do público guarda no imaginário algo em relação ao trio que é muito distante do que ouvimos em Odessa (1969), clássico da música pop, hoje pouco lembrado.


Em seu sétimo lançamento de estúdio em quatro anos - sendo esse um álbum duplo -, o grupo se mantinha distante daquela disco music diluída (embora divertida) que o trio viria apresentar na trilha sonora de Os Embalos de Sábado A Noite (1977). 

Odessa (1969) é ultra sofisticado, chegando a se enquadrar no pop barroco, apresentando arranjos soberbos, vide as épicas orquestrações de "Odessa (City On The Black Sea)", "Seven Seas Symphony" e "With All Nations (International Anthem)" e "The British Opera". O fato de ser um trabalho conceitual, baseado no naufrágio do HMS Veronica, também o aproxima do rock progressivo.

Além das peças sinfônicas, temos canções de belas melodias herdadas do folk britânico, vide "You'll Never See My Face Again". Por sua vez, é o rock americano que dá as caras em "Marley Put Drive".

Já "Black Diamond" (de interpretação dolorosa), "Edison" (tão philspectoriana quanto brianwilsonana), "Melody Fair" (com trejeitos beatlemanicos) e a super balada "First Of May" são perfeitas composições pop que evidenciam a qualidade vocal e composicional do trio.

A perfeição entre as vozes expressivas (e variadas), as melodias elegantes, os arranjos pomposos, as camadas acústicas e ares psicodélicos da época formam outras tremendas canções, com destaque para "Suddenly", "Whisper Whisper", "Sound Of Love", "I Laugh In Your Face"

Talvez por ter sido lançado numa época em que a genialidade reinava na música, causando uma competição acirrada, o álbum não fez tanto sucesso, desencadeando numa crise interna e na saída do Robin Gibb. Todavia, sua audição hoje ajuda a desmoronar uma imagem equivocada que muitos tem do grupo.

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