segunda-feira, 30 de junho de 2014

TEM QUE OUVIR: The Band - The Band (1969)

Após anos de serviços prestados ao Bob Dylan e um clássico álbum de estreia no currículo, a The Band sentiu-se confiante para lançar mais um disco. Assim como aconteceu com Neil Young, esses canadenses conseguiram reunir o que de melhor a música americana tinha para oferecer no ótimo The Band (1969).


As melodias maravilhosas, os pianos de cabaré, os arranjos lapidados, a áurea sulista estadunidense e a influência que transita pelo gospel, blues, folk e country. Tudo é de fácil assimilação. É comum encontrar quem diga que esse trabalho é o flerte definitivo da música rural com a eletricidade do rock. Ouvindo a maravilhosa "Across The Great Divide" e a contagiante "Rag Mama Rag" - essa última de arranjo impressionante, com direito a tuba e pianos virtuosos -, é possível confirmar os dizeres.

"The Night They Drove Old Dixie Down" é uma das melhores baladas de todos os tempos. Sua letra aborda a Guerra da Secessão. Seu refrão contagiante e melodioso (com direito a abertura de vozes) é encantador. Exuberante performance de todos os envolvidos. De chorar.

Na sequência, a linda "When You Awake" comprova que o acerto na canção anterior não foi por acaso. Rick Danko, Levon Helm, Garth Hudson, Richard Manuel e Robbie Robertson sabiam polir a rusticidade.

Em "Up On Cripple Creek", é curioso o uso de um clavinet com wah-wah, prevendo o que seria no futuro linhas de synth bass. A canção tem um "toque reggae". Daquelas faixas solares perfeitas para ouvir na estrada rumo ao interior.

Os destaques não param por ai: "Whispering Pines" é uma balada de melodia linda e interpretação apaixonada do Richard Manuel; "Jemina Surrender" é um petardo de country-rock, "Look Out Cleveland" é um rock n' roll não menos que divertido; e "King Harvest (Has Surely Come)" tem um colorido todo especial.

É assumido pelo Eric Clapton e metade rock inglês o quão o Music From Big Pink (1969) foi influente, mas é neste segundo disco homônimo da The Band que encontramos o melhor resultado do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário