quarta-feira, 4 de junho de 2014

Faixas curiosas do inicio do rock brasileiro

O início da produção de rock no Brasil se deu de maneira bastante curiosa. Quatro das primeiras canções rockeiras gravadas aqui são pérolas obscuras de artistas não associados ao estilo. Há até mesmo certa dose de caricatura nas canções. Não dava para exigir mais que isso naqueles tempos. Sem mais delongas, escutem as faixas e se surpreendam.

Não esqueci do prometido post sobre rock nacional da década de 1950 e 1960. Farei em breve. Neste aqui trago só as curiosidades mesmo.

Nora Ney - Rock Around The Clock
Gravado em 1955, esse é o primeiro rock registrado no Brasil. Tá certo que não é uma composição própria, mas sim uma versão pra clássica "Rock Around The Clock" do Bill Haley & His Coments, de apenas uma ano antes. Ainda assim, é importante notar o quanto as mulheres foram fundamentais para o inicio do rock brasileiro, vide pouco tempo depois a força da Celly Campelo. É interessante lembrar que a Nora Ney era uma cantora de samba-canção e diva da Era do Rádio. Sua interpretação aqui nada se assemelha ao seu trabalho mais conhecido. Muito pelo contrário! Reouvindo agora, seu canto me lembrou mais a Elis Regina do que ela mesmo.

Cauby Peixoto - Rock N' Roll em Copacabana
Sim, o figuraça Cauby Peixoto - dono de vestimenta e voz peculiar - foi um dos primeiros artistas a produzir um rock tipicamente brasileiro. Impossível ser mais explícito: "Rock N' Roll em Copacabana". Vale conhecer. 

Jô Soares - Vampiro
A grande curiosidade deste post é essa faixa gravada pelo Jô Soares em 1963. O humor do Jô já se mostrava presente desde então. A faixa é ótima. Se achar o compacto perdido num sebo não deixe de comprar: vale uma nota! 

Moacir Franco - Rock do Mendigo 
Para finalizar temos o Moacir Franco. Sim, o Moacir Franco também gravou um rock. Bem bobinho, por sinal, mas não dá para desprezar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário