quinta-feira, 22 de maio de 2014

TEM QUE OUVIR: Tubeway Army - Replicas (1979)

Se uma pessoa quiser com um único disco exemplificar toda a sonoridade da década de 1980, Replicas do Tubeway Army é uma ótima pedida. Lançado ainda em 1979, a obra da luz a diversos parâmetros posteriores da música pop.


1979 foi o ano do Gary Numan. Num surto de criatividade ele não só lançou esse clássico do Tubeway Army, como também seu influente disco solo The Pleasure Principle (no qual falarei num futuro "Tem Que Ouvir").

Abordando androginia - até mesmo na capa -, ficção científica e uma inter-relação física do homem com a máquina - neste caso, o Kraftwerk claramente inspirando muito além do som -, Replicas é quase que uma continuação conceitual do Ziggy Stardust, só que mais dark e distópico. 

Embora a atitude do Gary Numan fosse punk, ao desbravar timbres eletrônicos, ele acabou se tornando não só um dos pilares do pós-punk, mas também um importante personagem da música eletrônica, já que a espetacular "Are "Friends" Electric?" foi o primeiro single de sucesso com esse tipo de abordagem, chegando a ficar em primeiro lugar no Reino Unido. Importante dizer que a faixa transparece solidão e desilusão na letra. É um completo anti-hit. 

"Me! I Disconnect From You" também traz essa linguagem eletrônica, principalmente no futurístico sintetizador da introdução. Mesmo as rockeiras "The Machman" e "You Are In My Vision" causavam estranheza nos ouvintes, soando hoje como um claro aperfeiçoamento da new wave.

Timbres modernos, letras cinematográficas e interpretação robótica preenchem as ótimas "Praying To The Aliens", "Replicas" e a soturna "Down In The Park", tornando a audição de Replicas não só uma experiência intrigante, mas também agradável.

Um comentário:

  1. Realmente um album espetacular e essencial.É um pouco complicado de encontra-lo.

    C.M.

    ResponderExcluir