sábado, 10 de maio de 2014

TEM QUE OUVIR: Mayhem - De Mysteriis Dom Sathanas (1994)

Ao fazer uma análise completa e séria da história do rock, é preciso levar em conta a cena black metal norueguesa. Esse fenômeno cultural e social, por mais detestável que seja em muitos pontos, foi influente e musicalmente desbravador. Dentre tantos grupos deste período, o Mayhem talvez seja o mais emblemático, sendo seu disco de estreia, De Mysteriis Dom Sathanas (1994), uma obra que merece estudo antropológico. 


Inspirados em bandas como Venom, Celtic Frost e até mesmo nos mineiros do Sarcófago, nasceu nos países escandinavos a segunda onda do black metal, estilo conhecido por priorizar sonoridades extremas, visual mórbido, produção precária e temáticas envolvendo paganismo e misantropia.

Levando tais características as últimas consequências, nasceu uma organização intitulada Inner Circle, que pregava valores anticristãos e, consequentemente, cometia atos criminosos como queima de igrejas históricas, inclusive a da capa do disco aqui citado. Liderando esses movimentos estavam Dead, Varg Vikernes e Euronymous.

Dead, compositor e vocalista do Mayhem, se suicidou pouco antes da gravação de De Mysteriis Dom Sathanas, deixando algumas letras que entraram posteriormente neste disco. Numa atitude de gosto peculiar, Euronymous (guitarra) ao encontrar o corpo de seu amigo, tirou fotos dos restos mortais antes mesmo de chamar a policia. Tais fotos foram usadas na capa do Dawn Of The Black Hearts (1998). Ao ser confrontado por essa atitude pelo baixista Necrobutcher, Euronymous não pensou duas vezes ao demitir o músico e contratar para seu lugar Varg Vikernes. O habilidoso baterista Hellhammer (dono de blast beats poderosíssimos) e o vocalista Attila Csihar (que mais tarde veio a integrar o Sunn O))))) completam a formação do grupo.

Gravado e lançado pela Deathlike Silence, selo do próprio Euronymous, De Mysteriis Dom Sathanas chama atenção devida sua densidade claustrofóbica, timbres imundos, palhetadas frenéticas, blast beats e clima infernal, sendo que ao conhecermos a história da banda, a audição do disco torna-se ainda mais angustiante. Para quem não está familiarizado com gênero, não é uma audição fácil, embora seja exatamente essa aura nebulosa impregnada no som que faça do estilo algo especial.

Nenhuma música chama atenção em si, entretanto, o trabalho como um todo é o registro definitivo do que há de mais brutal na história da música. E que frutos a banda colheu com o tempo? O de ser uma das maiores referências do metal extremo, seja devido sua música atormentadora fúnebre ou atitude/filosofia satânica.

E tem mais um detalhe, sabe o baixista Varg Vikernes contrato pelo Euronymous? Pois então, anos depois ele assassinou seu líder, ficando por anos presos e, paralelamente, liderando a cultuada (e problemática) banda Burzum. Que história, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário