quarta-feira, 28 de maio de 2014

TEM QUE OUVIR: Brian Eno - Here Come The Warm Jets (1974)

Ninguém nega o prestigio que o Brian Eno conquistou no meio musical. Se por uma lado seu nome não causa lembranças imediatas no grande público, por outro ele pode ser citado com um dos maiores desbravadores sonoros. Deturpado como "mero" produtor de clássicos do David Bowie, U2 e Talking Heads, criador da influente música ambiente e ofuscado no Roxy Music pelo Bryan Ferry, Here Come The Warm Jets (1974), seu primeiro lançamento solo, precisa ser revisitado para entendermos de fato o talento deste grande criador. 


O álbum é uma ponte entre gerações. Ainda que calcado no glam rock e na art rock melodiosa do Roxy Music, ele aponta para new wave e serve inspiração para o que faria anos depois o David Bowie. Todavia, a figura andrógena da capa é claramente fruto de uma simbiose estética. Já musicalmente, "The Paw Paw Negro Blowtorch", com direito a um estranhíssimo solo de sintetizador influenciado pelo krautrock, é a faixa que mais se assemelha a fase berlinense do camaleão. 

As composições são tão complexas e irrotuláveis que é possível dizer que "Needles In The Camel's Eye" se assemelha tanto ao Velvet Underground (no ritmo hipnótico) quanto ao Cheap Trick (na energia power pop) e o At The Drive-In (na melodia vocal). Os arranjos sofisticados e impactantes de "Driving Me Backwards" e "Blank Frank" evidenciam essa pluralidade do Brian Eno.

A grandiosidade da obra continua com a balada pós-punk (embora pré-punk) "Dead Finks Don't Talk", o pop barroco melodioso de "Some Of The Are Old" e a experimental "Here Come The Warm Jets".

No quesito guitarras, é impossível não destacar o solo peculiar/inventivo de Robert Fripp em "Baby's On Fire". Mas não é só o líder do King Crimson que dá as caras, Phil Manzanera também contribui com seu talento, principalmente na ótima balada "Cindy Tells Me".

O material do Brian Eno não é dos mais fáceis de assimilar, mas vale a experiência. Afinal, estamos diante de um criador talentoso e nada acomodado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário