quinta-feira, 13 de março de 2014

Explorando o universo dos virtuoses do baixo (além do rock)

Sou guitarrista. Um guitarrista medíocre, mas sou. Porém, já faz bastante tempo que tenho exercitado o oficio de baixista - ainda medíocre, mas tenho me esforçado para melhorar -, de forma que cresceu meu interesse por tais instrumentistas.

Por crescer ouvindo rock, desde sempre conheço os virtuoses rockeiros do baixo (vide Billy Sheehan, Stuart Hamm e John Myung), mas ultimamente, tenho procurado artistas solos do instrumento. Eles podem até não serem muito conhecidos do grande público, mas seus serviços prestados ao instrumento são de grande valor.

Deixarei aqui alguns nomes e vídeos incríveis. Fica a dica caso alguém queira adentrar esse território.

Michael Manring
Michael Manring é um baixista de vanguarda. Inquieto, explora seu instrumento constantemente, seja timbristicamente ou tecnicamente. Trabalhou com diversos artistas, do headbanger Alex Skolnick (Testament) ao violonista de new age Michael Hedges.

Steve Bailey
Digitações estranhas de mão esquerda (que envolvem até mesmo o polegar), harmônicos insanos, harmonias complexas, técnica de três dedos (mão direita), fraseado fluente no baixo fretless e timbres singulares, essas são algumas características desse excelente baixista.

Victor Wooten
Lenda do instrumento, Victor Wooten foi um dos caras que melhor desenvolveu a linguagem de baixo solo. Além disso, faz um verdadeiro estardalhaço quando acompanha o Béla Fleck. Seus slaps frenéticos e timbres gigantes extraídos dos Foderas estão entre os melhores momentos do instrumento. Adoro aquele trabalho dele com o Steve Smith e o Scott Henderson.

Marcus Miller
Unanimidade entre os baixista, esse brilhante músico acompanhou nomes como Miles Davis (simples assim!). Todavia, sua carreira solo ganhou grande projeção, sendo seus slaps e improvisos constantemente revisitados por estudantes do instrumento.

Jeff Berlin
Honestamente, estou conhecendo o trabalho deste músico somente agora, de forma que deixo apenas o vídeo como demonstração do seu talento. 
Obs: uma informação interessante que encontrei é que seu disco Pump It! (1986) tem guitarras gravadas por Frank Gambale e um ainda jovem Paul Gilbert.

John Patitucci
Seja ao lado do lendário Chick Corea, em gigs com diversos instrumentistas talentosos ou mesmo em carreira solo, ouvir o inquieto John Patitucci é sempre certeza de ótimos sons.

Jaco Pastorius
Pra fechar com óbvia chave de ouro, uma lenda da música que dispensa apresentações e deve ser sempre reouvido, seja o ouvinte baixista ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário